Digamos que está a viajar, mas não sabe nada acerca da cidade que acabou de chegar. Com fome e perdido, decide explorar e encontra um bom local para comer. Há muitos restaurantes por perto, mas não tem ideia de qual escolher.
Enquanto está na esquina da rua, começa a notar um padrão … a maioria dos turistas entram e saem de um restaurante em particular. Não tem informações sobre a comida, preços ou qualidade do serviço, mas decide almoçar no mesmo restaurante.
O que acabou mesmo por acontecer foi um exemplo da prova social - um dos princípios da arte de influenciar.
Como humanos em busca de segurança, temos tendência a tomar as nossas decisões com base no que as outras pessoas estão a fazer. A “sabedoria da multidão”. A propósito, não há nada de errado com isso. É uma técnica heurística que nos ajuda a dar sentido ao mundo.
Em marketing, as empresas físicas têm essa vantagem sobre as empresas online. Portanto, se tiver um ótimo produto, um bom preço e um bom atendimento ao cliente, os seus clientes atrairão mais clientes. Na internet, esse é um jogo diferente.
E é por isso que a Fomo existe.
Sabe quantas pessoas visitam o seu site diariamente, mas saem e nunca mais voltam porque não confiam em si? Com exceção das grandes marcas, 99% das empresas de internet têm apenas alguns momentos para estabelecer a confiança dos visitantes do site.
Quando um potencial cliente chega ao seu site, ele faz a seguinte pergunta: Como posso saber se isto não é fraude? Existem outras pessoas que compram deste site? Isto é mesmo verdade?
Responder a essas perguntas com rapidez e honestidade é a ideia fundamental por detrás da Fomo. Agora vamos levantar o véu e mostrar como funciona, os detalhes sobre como a Fomo adiciona prova social à sua loja online.
Configuração - a primeira etapa para notificações de prova social
Para começar a mostrar notificações de prova social aos seus visitantes, primeiro precisa de incorporar o snippet da Fomo no seu site. Sem ele, todas as configurações que fizer dentro da sua conta Fomo serão em vão.
A Fomo tem um guia passo-a-passo para a integração do Jumpseller que o ajudará no processo. Se não entender o código ou não tiver um programador para o ajudar nesta fase, não se preocupe. A nossa equipa fá-lo-á por si gratuitamente. Basta enviar-nos uma mensagem através do chat.
Mostrar visitantes ativos no seu site
Lembra-se da analogia que fizemos anteriormente com o restaurante? Agora é altura de mostrar aos seus visitantes que não é um “restaurante” vazio, que há pessoas interessadas no que faz. Está preparado?
No menu superior, selecione Integrações; em seguida, procure por Visitantes ativos e clique para conectar. Se não conseguir visualizar a integração de Visitantes ativos, use a barra de pesquisa no lado direito do ecrã.
Depois de a encontrar, vá até configuração.
Com a opção Visitantes ativos, pode decidir se deseja contabilizar os visitantes em todo o seu domínio ou por URL. Também pode definir um limite mínimo de quantas pessoas devem estar no seu site antes que as notificações comecem a ser exibidas, bem como a frequência das notificações.
Por último, pode editar e personalizar o que será exibido nas notificações, clicando em Editar o seu modelo. Para saber mais sobre como isso funciona, clique aqui e assista ao vídeo.
Não preciso de mostrar visitantes ao vivo … Preciso que os compradores vejam as vendas dos meus produtos
Isso é fácil. Primeiro, conecte o Jumpseller em Integrações > Jumpseller. Isso irá mostrar as compras de produtos individuais e leva apenas alguns segundos para configurar.
Agora vamos tornar isto mais interessante … Com a Fomo pode mostrar “meta” notificações acerca das suas vendas, tais como os produtos mais populares ou apenas os detalhes sobre um produto específico, na página de vendas desse produto.
Pode fazer isso de duas formas: roundups personalizados (Custom roundups) ou o fluxo de página (Page Stream).
Passo a explicar em primeiro lugar os “Roundups Personalizados”.
O que são os Roundups? É uma funcionalidade da Fomo que permite “agregar” um tipo específico de comportamento do seu site, numa única notificação.
Numa linguagem mais simples: se 10 pessoas diferentes comprarem o mesmo produto no último período de tempo, em vez de mostrar uma notificação para cada compra no seu site, os Roundups agruparão numa única notificação para dizer algo como “10 pessoas acabaram de comprar XX nas últimas YY horas.”
Os Roundups podem ser conectados a quantas integrações desejar. Sincronize-o com a integração do Jumpseller e ele simplesmente adicionará novas notificações de vendas “agregadas” à sua fila de prova social.
Aprende mais sobre como configurar “Roundups” personalizados.
A seguir, vamos falar sobre o “Fluxo de Página”. Esse recurso faz todo o sentido para as lojas online, pois mostra a popularidade dos seus produtos individualmente e por página.
Como funciona o fluxo de página?
Conecte a integração do Fluxo da Página à sua página de produto e a integração obterá o nome do produto e exibirá as notificações de acordo (notificação de “roundup” e notificações individuais com alcance por página de produto).
Nos períodos em que o seu negócio está mais lento do que o normal, pode estabelecer um limite mínimo para o stream de página. Talvez 2 italianos a comprar um Ferrari vermelho seja um grande negócio, mas digamos que se vender canetas - dois não é um número impressionante.
Consulte o guia completa sobre como funciona o “Fluxo de página”.
Regras de página
A Fomo tem algo chamado regras de página ou page rules, que permite ter um controlo pormenorizado da experiência do comprador em páginas específicas da sua loja ou blogue.
Ao adicionar uma regra, pode escolher as condições que deseja que as suas notificações sejam apresentadas:
Pode estabelecer regras condicionais para apresentar notificações, alterar a experiência para utilizadores que acedam através do computador ou portátil e até mesmo modificar os atrasos forçados ou delay.
Regras de página e configurações de integração ajudam a proteger a sua marca e automatizam o impacto da Fomo no seu site.
Integrações de redes sociais
Além de visitantes ao vivo, vendas, insights de produtos populares e avaliações, a Fomo tem um vasto número de integrações que pode usar para ajudar a validar os seus esforços de prova social.
Aplicações de redes sociais como Twitter, Youtube, Facebook, Instagram são apenas algumas dessas opções adicionais.
Integrar atividades não relacionadas a vendas no mix de marketing da Fomo expandirá a compreensão que os seus visitantes têm sobre o seu negócio, trazendo as conversas que acontecem noutros canais para a sua página inicial.
Acima de tudo, quer que as pessoas saibam que não é apenas um negócio com clientes, mas uma marca com fãs.
Dinheiro extra
Está no e-commerce porque deseja construir um negócio que gere lucro diariamente. O lucro mantém as luzes acesas e a rapidez mantém o lucro fluindo. A Fomo ajuda-o a conseguir isso convertendo mais clientes para o seu negócio.
Além de fazer isso com as nossas notificações de prova social, ajudam a ganhar ainda mais dinheiro para si com a modalidade de Parceiros Fomo.
Este programa de afiliados apenas para convidados oferece até 35% da receita recorrente por cada cliente Fomo que nos indicar. É uma utilização da prova social onde todos ganham para nos ajudar, ajudando-lhe.
Considerações Finais
Não há dúvida de que a honestidade é o melhor canal de marketing, mesmo que alguns continuem focados em publicidade insustentável, pop-ups agressivos ou conexão pessoal insuficiente.
A Fomo existe para ajudar as empresas a potenciar outra estratégia, aumentando a credibilidade. Ao construir relacionamentos transparentes com o seu público, a prova social transforma os seus clientes no seu maior canal de vendas.