Se é administrador de uma loja online, vender internacionalmente pode ser uma ótima forma de ampliar o seu mercado e ainda garantir mais vendas. No entanto, com as barreiras de idioma, conversões de moeda e regulamentos de cumprimento, vender internacionalmente nem sempre é tão simples quanto parece. Vamos ver como vender internacionalmente da forma certa, com a nossa coleção de 9 dicas para proprietários de pequenas empresas.
Escolha os Mercados Certos
Se não tem a certeza de onde expandir os seus negócios online, considere os países que fazem mais sentido para a próxima etapa. Por exemplo, já tem visitantes de outros países no seu site no Google Analytics?
Ou existem produtos que oferece que estão a fazer sucesso noutros países? A sua pesquisa deve combinar os países que são os melhores para vender e quais países receberão e comprarão os seus produtos.
“A globalização oferece às empresas novos horizontes de crescimento, mas também exige uma análise cuidadosa e pesquisas de mercado que apóiem a decisão de fazer negócios em outro país.” - Greg Sandler, ThinkGlobal
Além disso, veja se descobre o seguinte: Quem é o seu concorrente no mercado? Existem padrões de compra sazonais? Terá que ajustar o seu preço? Responder a essas questões ajudará a refinar a sua pesquisa e a encontrar os melhores países para vendas internacionais.
Escolha os Canais Certos
Depois de escolher os seus mercados, é hora de auditar os seus públicos e potenciais clientes. Onde é que eles gostam de fazer compras? Facebook, Instagram, ou outras plataformas? Pode parecer que a sua estratégia de marketing on-shore pode ser replicada internacionalmente, mas os mercados internacionais têm muitos aspectos diferentes que pode não entender.
Na China, por exemplo, o motor de busca Baidu movimenta a web e, na Rússia, o Yandex é o motor de busca preferido.
“Em vez de voar às cegas, faça pesquisas sobre os seus produtos para garantir que os países valem o investimento.“ – David Zheng
Com essas tendências em mente, veja onde todos os seus novos e potenciais clientes passam o seu tempo online. Depois de determinar onde esses clientes estão, é hora de começar a comercializar os seus produtos e a otimizar seus anúncios/funis de marketing para conversões.
Traduza O Seu Site
Por agora, deve saber quais idiomas e dados demográficos deseja segmentar. Se está a vender num país que usa o mesmo idioma da sua loja, ótimo! No entanto, alguns de nós não são tão afortunados. Para muitos clientes, usar um site num idioma estrangeiro cria um certo desinteresse. Como pode um cliente ter confiança no produto e na experiência de compra se não entende o idioma?
Para cada mercado adicional que deseja penetrar, faça a sua pesquisa e forneça uma experiência localizada simplificada para os seus compradores internacionais.
Se não puder pagar um serviço de tradução para o seu site, consulte sobre como integrar o Google Tradutor no seu site para ajudar a facilitar outros idiomas. Ou use a ferramenta de configuração de idioma do Jumpseller para configurar facilmente vários idiomas no seu site.
Traduza as Suas Avaliações
As avaliações são uma componente crucial de prova social. Se um potencial comprador não puder ler as suas avaliações devido a falhas de linguagem, será difícil convencê-lo de que outros gostam dos seus produtos.
Da mesma forma na tradução do seu site, invista numa solução que também traduza os seus comentários. O AirBnB é um grande exemplo de uma empresa que faz exatamente isso, com excelentes resultados.
Aceite Diferentes Opções de Pagamento
Poucas opções de pagamento, ou mesmo opções desconhecidas, podem levar ao abandono de carrinhos e perda de vendas. Para garantir mais vendas, ofereça opções de pagamento familiares ao seu mercado-alvo.
Além disso, ao envolver potenciais compradores de todos os cantos do mundo, é importante que eles possam comprar na sua moeda nativa. Se não puder fornecer suporte para a moeda deles, adicione pelo menos informações sobre a conversão de moeda, para que os seus clientes possam ver quanto custará a transação. As taxas ocultas durante as compras online bloqueiam não apenas as críticas online positivas, mas também as vendas.
Entenda o Envio Internacional
A expedição no seu próprio país pode ser uma dor de cabeça, portanto, compreenda totalmente os custos dos negócios nos seus mercados estrangeiros. Se estiver a fazer dropshipping, por exemplo, pode não precisar perder muito tempo se for capaz de encontrar um revendedor certificado no país. No entanto, existem muitas complicações com a alfândega e o transporte para países estrangeiros.
“Ao escolher um parceiro de expedição com um local de depósito próximo ao país de destino, pode até mesmo enviar os seus pedidos com mais rapidez naquele país. Isso, por sua vez, significa que pode competir de forma mais favorável com os revendedores locais.” - Christopher Moore, Floship
Por esse motivo, recomendamos começar aos poucos com a sua estratégia. Se vende eletrodomésticos, por exemplo, tente comercializar alguns dos seus itens menos pesados em primeiro lugar para determinar se há uma demanda para a sua empresa e os seus produtos.
Começar com produtos menores e perto de casa, permite-lhe aprender como dimensionar o seu envio, em vez de ter que desperdiçar dinheiro em pagamentos complicados de entrada e saída na alfândega.
Por fim, calcule os tempos de envio nas suas estimativas. Se fizer o comprador pensar que vai receber o item em quatro dias, e depois ele só recebe o item dentro de um mês, devido a atrasos no envio, poderá perder um futuro comprador e receber más avaliações.
Desenvolva uma Política de Devolução Escalonável
Às vezes, os clientes percebem que o que compraram não é o que precisavam, e oferecer devoluções fornece uma experiência de compra otimizada para qualquer comprador. Ao redigir a sua política de devolução internacional, certifique-se de obedecer a todas as leis locais e de ser claro sobre o que fornecer de volta ao consumidor - sejam reembolsos ou crédito na loja.
Se está mais avançado na sua etapa de envio, tente ver se pode configurar um centro de devolução local ou até mesmo fazer parceria com um serviço de logística para atender mais devoluções.
Regras e Regulamentos Fiscais
O mais importante é legitimar o seu negócio na área pretendida de operação. As taxas e impostos compensarão o custo de fazer negócios em outro local? Informe os clientes antecipadamente sobre quaisquer taxas adicionais e encargos de serviço.
Pesquise para ver se o seu país tem um acordo de comércio livre em vigor com qualquer um dos mercados nos quais pretende vender. Se o seu produto estiver coberto, pode beneficiar de impostos reduzidos ou pagamentos de tarifas.
Infelizmente, não há como contornar os impostos. Lembre-se de que todas as remessas internacionais devem ter formulários alfandegários anexados à embalagem para ajudar os funcionários alfandegários a compreender o conteúdo, o valor e a finalidade do produto.
Ofereça um Ótimo Apoio ao Cliente
O auge de qualquer experiência de compra é o apoio ao cliente. Se tem uma equipa de apoio ao cliente que atua como administradora dos seus negócios, há uma probabilidade maior de que as suas vendas sejam convertidas. Não importa se é internacional ou apenas nacional, a sua equipa de apoio ao cliente é a espinha dorsal do seu pipeline de vendas.
Ao trabalhar internacionalmente, considere investir em representantes de apoio ao cliente que falem o mesmo idioma do seu público-alvo. Isso ajudará a aliviar qualquer atrito para os seus potenciais compradores e a gerar sentimentos mais positivos do comprador para o seu público-alvo.
Seguindo essas nove etapas, temos a certeza de que terá sucesso nos seus mercados em expansão. Se precisar de algo mais, estamos aqui para o ajudar. Comece hoje a vender internacionalmente com o Jumpseller!