Comece o Seu Negócio de Revendedor

Descubra como iniciar um negócio de revenda online em Portugal com as dicas essenciais da Jumpseller.

Comece o Seu Negócio de Revendedor

Iniciar um negócio de revenda online não exige uma ideia inovadora ou a criação de produtos próprios. Existem vários modelos de negócio que lhe permitem terceirizar a criação e produção dos produtos, enquanto se concentra nas vendas e nos lucros. O modelo de revenda é uma excelente opção, especialmente com o crescimento do e-commerce em Portugal.


O que é um revendedor?

Um revendedor é alguém que adquire produtos de fabricantes ou distribuidores e os vende diretamente aos consumidores. Este modelo é semelhante ao dropshipping, onde a loja compra produtos de fornecedores e disponibiliza-os para venda no seu site. Por oposição às lojas físicas, os revendedores online conseguem atingir um público muito mais vasto, eliminando as barreiras geográficas. O modelo de revenda online oferece a flexibilidade de trabalhar de forma autónoma. Pode gerir o seu próprio horário, selecionar os produtos que deseja comercializar e estabelecer as suas próprias estratégias de marketing.


Vantagens de ser revendedor

  1. Flexibilidade de horário: tornar-se revendedor oferece a liberdade de definir seu próprio horário, proporcionando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

  2. Autonomia sobre o negócio: ser revendedor permite-lhe fazer a gestão do seu negócio de forma autónoma sem a necessidade de um grande investimento inicial. Para além disso, revender produtos é uma excelente oportunidade para alcançar a independência financeira, quer se trate de um trabalho a tempo inteiro ou de um complemento extra pós-laboral.

  3. Rápido lançamento do negócio: com a Jumpseller, criar uma loja de e-commerce é fácil e rápido. Pode começar a vender hoje mesmo, e usufruir do período experimental gratuito de 14 dias.

lista de produtos numa loja da Jumpseller

Como iniciar um negócio de revenda em Portugal

Para iniciar o seu negócio de revenda em Portugal, siga estas etapas essenciais:

  1. Pesquisa de mercado

    A pesquisa de mercado é a base para qualquer negócio de revenda. Identifique produtos com alta procura ou considere nichos pouco explorados, onde possa destacar-se. A pesquisa ajudará a prever a margem de lucro e a rentabilidade dos produtos que deseja vender. Também será útil para analisar a concorrência, compreender as preferências dos clientes e definir a sua estratégia de marketing.

  2. Escolha os produtos certos para revenda

    Determine que produtos têm um bom equilíbrio entre a procura e a margem de lucro. Produtos populares para revenda incluem artigos eletrónicos usados, roupa em segunda mão, produtos de beleza, acessórios e peças de automóveis. Outra opção é focar-se em produtos locais portugueses que tenham procura internacional, aproveitando a crescente tendência de exportação para nichos específicos.

  3. Encontre fornecedores fiáveis

    Estabelecer uma boa relação com fornecedores é fundamental. Procure fornecedores que ofereçam produtos de qualidade a preços competitivos. Considere fornecedores locais e internacionais para diversificar as suas opções. Negociar e manter uma comunicação clara e frequente pode resultar em melhores preços e acordos a longo prazo.

  4. Escolha a plataforma de e-commerce certa

    Selecione uma plataforma de e-commerce que atenda às suas necessidades. A Jumpseller oferece ferramentas intuitivas para que possa configurar a sua loja online com poucos cliques. Além disso, permite-lhe listar os produtos em plataformas como o OLX, de modo a expandir a sua base de clientes bem como o alcance da sua marca.

  5. Configuração de pagamentos e logística

    Para processar as suas encomendas de forma eficiente, é essencial escolher os métodos de pagamento que se alinhem às necessidades do seu negócio, que sejam convenientes e transmitam confiança para os seus clientes. Além disso, estabeleça colaborações com transportadoras confiáveis para assegurar que os produtos cheguem aos clientes em perfeitas condições.

  6. Gestão de inventário e contabilidade

    Escolha uma plataforma de e-commerce que facilite o controlo do inventário e o registo das vendas e despesas. Um sistema de gestão de inventário ajudará a manter-se organizado e a evitar vendas de produtos sem stock, por exemplo. Além disso, ferramentas como a disponibilização de relatórios que indiquem o total de encomendas, número de visitantes ao site, encomendas pagas ou pendentes, entre outros dados, permitem-lhe ter uma visão geral otimizada dos dados do seu negócio.

Overview do painel de administração da Jumpseller

Recapitulação final: o que fazer e o que não fazer

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Estudo de caso #1

O João estreou-se como revendedor através do eBay:

  1. O João começou por comprar uma mota usada. Desmontou-a e revendeu as peças. Utilizou o dinheiro obtido com as primeiras vendas, e gradualmente aumentou o seu lucro e stock a cada mês, atingindo cerca de 10.000€ em stock online.
  2. Apostou na negociação de preços para conseguir uma boa margem de lucro na revenda dos seus produtos, ao mesmo tempo que mantinha uma boa relação com os seus fornecedores.
  3. Utilizou ferramentas como as Etiquetas do eBay e o Programa de Envio Global para tornar o processo de envio mais fácil e menos trabalhoso.
  4. Ao interagir com os clientes, é direto e facilita o processo de devolução de itens caso não atendam às expetativas

Estudo de caso #2

O Mário, começou a revender na Amazon:

  1. Começou por escolher o seu nicho de produto no setor alimentar, tendo um custo inicial de 500€ em stock.
  2. Tendo por base a sua formação em finanças, rapidamente concluiu que queria focar-se na venda de itens mais baratos com ROI de cerca de 20% e apenas 2,00€ de lucro. As margens mais baixas significavam que era capaz de ter um maior volume de negócios, o que aumentou o seu rendimento exponencialmente.
  3. Com o tempo, construiu um bom relacionamento com os seus fornecedores, e conseguiu obter acordos benéficos que serviam para limpar o stock dos fornecedores mais rapidamente.
  4. Por fim, criou uma folha de cálculo do stock, que lhe permitiu ter uma visão geral do lucro de cada item a cada mês.

Estudo de caso #3

A Alice tentou a sua sorte no Depop:

  1. Após realizar uma pesquisa de mercado, descobriu que podia vender uma peça de roupa no Depop pelo dobro do preço que pagou por ela.
  2. Ao adquirir itens autênticos, exclusivos e de edição limitada com alta procura, percebeu que os compradores estavam dispostos a gastar mais, conseguindo aumentar os preços.
  3. Ter o equipamento certo de iluminação no estúdio permitiu-lhe tirar fotos de alta qualidade, fator decisivo ao criar listagens de produtos e campanhas de marketing nas redes sociais.
  4. Com o seu negócio vende produtos de designers em segunda mão na sua própria plataforma de e-commerce.

Conclusão

Construir um negócio de revenda online pode ser uma forma eficaz e lucrativa de entrar no mundo do e-commerce, especialmente em Portugal, onde o setor continua a crescer. Para alcançar o sucesso, é fundamental dedicar tempo à seleção dos produtos certos, manter uma comunicação clara com fornecedores e clientes, e escolher a plataforma de e-commerce que melhor atenda às suas necessidades. Dê o primeiro passo com a Jumpseller e inicie o período experimental gratuito de 14 dias.

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