Aprender

A Evolução do E-Commerce: Food Delivery e Take Away.

As plataformas no Brasil

Com a chegada da pandemia (covid-19), muitas alterações tiveram de ser feitas rapidamente. E uma delas diz respeito à exponencial procura por plataformas nas quais os restaurantes disponibilizam serviços de take-away (retirada no local) e delivery (entregas em domicílio).

As alternativas tiveram que chegar rapidamente de modo a travar a queda abrupta de receitas no segmento alimentício. O setor de bares e restaurantes teve que comunicar aos clientes o lançamento de novos serviços, adaptando-se às circunstâncias atuais.

Assim sendo, centenas de restaurantes que foram obrigados a fechar as portas, decidiram operar no regime de retirada no balcão da loja e/ou entregas em casa. Muitos funcionários dos restaurantes que tinham outras funções passaram a fazer as entregas, bem como alguns estabelecimentos recorreram a plataformas de take away.

Iremos passar a explicar mais detalhadamente algumas destas plataformas, em particular as que mais se destacam no seu dia a dia, ou seja, as mais conhecidas.

delivery rider

iFood

O iFood é, sem dúvidas, o maior aplicativo de delivery de comida no país atualmente. Criado aqui no Brasil, hoje é uma FoodTech referência na América Latina, estando presente também na Colômbia.

O usuário tem à sua disposição uma série de categorias de comidas para realizar seu pedido, podendo cadastrar mais de um endereço para receber as suas entregas. O iFood possui um recurso de geolocalização, de forma a indicar os estabelecimentos mais próximos do usuário. Há também a aba para mercados, onde aparecem opções para o usuário fazer suas compras online.

A plataforma é bem fácil de usar e todo o processo do pedido pode ser feito e acompanhado pelo app. O aplicativo oferece ainda filtros para facilitar ainda mais o usuário a achar o que busca. Cada restaurante define o valor da taxa de entrega, bem como se o serviço será por delivery e/ou retirada no local (take away).

O app do iFood está disponível na Google Play e App Store. Além disso, é possível fazer os pedidos pelo seu site.

Uber Eats

O Uber Eats é uma plataforma norte-americana de entrega de refeições, que trabalha com uma grande variedade de restaurantes e comidas locais. É a ponte de ligação entre os restaurantes e os consumidores.

O utilizador pode escolher entre uma ampla seleção de opções de comida, convenientemente disponível na aplicação que é por sua vez bastante intuitiva. O Uber Eats faz entregas ao domicílio em mais de 47 cidades portuguesas, e neste momento, a oferta já inclui mais de 4.000 restaurantes disponíveis em Portugal.

Com a aplicação Uber Eats, disponível no Google play e na App Store, é possível encomendar refeições todos os dias, para todos os gostos, ocasiões e locais, sempre sem valor mínimo por encomenda apenas com uma taxa de entrega de 2.90€.

Cornershop

A Uber oferece também uma outra modalidade de entrega de produtos, chamada Cornershop, voltada apenas para mercados.

O cliente escolhe o mercado onde quer fazer as compras, seleciona os produtos e faz o pedido. A Cornershop então envia um shopper ao estabelecimento para reunir os produtos no carrinho de compras, passar no caixa e entregar o pedido ao consumidor. O usuário mantém contato com o shopper, podendo realizar troca dos produtos escolhidos.

A plataforma diz que pode entregar os produtos nos endereços solicitados em menos de 90 minutos, variando de acordo com o mercado escolhido.

A Cornershop cobra taxa de entrega de R$ 19,90, podendo essa taxa diminuir de valor de acordo com o valor da compra realizada.

O app está disponível para download na Google Play e App Store.

Rapi

O Rappi foi criado na Colômbia e hoje se encontra disponível em vários países da América Latina. No Brasil, é utilizado em várias cidades. Esse app oferece entregas em diversas categorias, como restaurantes, supermercados, lojas, farmácia 24h, bebidas, dentre outras.

O funcionamento do app é simples: o usuário acessa a plataforma, seleciona o restaurante e os produtos que vai querer. O pedido é recebido e preparado pelo estabelecimento, enquanto os entregadores do Rappi se dirigem até o local para que possam recolher o pedido e realizar a entrega, conforme o endereço deixado na solicitação.

O aplicativo conta ainda com o Rappi Prime, no qual o cliente pode pagar um plano mensal ou anual, o que garante frete gratuito em todas as compras pagas com cartão de crédito ou PayPal.

O Rappi está disponível na Google Play e na App Store. Além disso, é possível fazer os pedidos pelo seu site.

99Food

Seguindo a tendência do mercado, o app de transporte brasileiro 99 decidiu, assim como a Uber, expandir a plataforma para realizar delivery de alimentos.

O 99food funciona de forma semelhante aos demais aplicativos de delivery, bastando instalar o aplicativo e rapidamente o usuário poderá fazer os pedidos. É possível filtrar por recomendação, entregas rápidas e taxa de entregas, além de preços e tipo de refeição. O 99food também está disponível na Google Play e na App Store.

Delivery Much

A noMENU já existe desde 1998 e é uma das pioneiras no serviço de entregas de refeições ao domicílio.

Pode fazer as suas encomendas através do site ou por telefone. Disponibiliza mais de 1200 restaurantes em 20 regiões de Portugal.

O preço do serviço consiste no valor da comida encomendada e numa taxa de 3,90 euros por encomenda, independentemente da sua dimensão.

Cookoo

O Delivery Much foi criado em Santa Maria, RS e hoje é o maior aplicativo de delivery de comida do interior do Brasil. Esse app já está disponível para mais de 318 cidades no país, distribuídas em 19 estados. É possível fazer seu pedido tanto pelo site como pelo aplicativo. O pagamento pode ser feito no app ou na hora da entrega, por meio de dinheiro e cartões aceitos pelo estabelecimento. Além disso, o Delivery Much oferece as opções de retirada no balcão ou entrega em casa. O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.

Aiqfome

O AiQFome é um aplicativo de delivery de comida presente há 13 anos no mercado em centenas de cidades em mais de 20 estados brasileiros, desde São Paulo, na região Sudeste, até o Acre, no Norte.

O usuário pode realizar o seu pedido através do site ou do app, e terá a sua disposição várias categorias como “Lanches”, “Pizza”, “Burguer”, “Porções” e “Marmitex”, e diversas opções de restaurantes. Um fato interessante é que o AiQFome exige que os restaurantes cadastrados vendam os pratos no app pelo mesmo valor aplicado nos estabelecimentos físicos.

O aplicativo está disponível na Google Play e App Store.

UaiRango

UaiRango é uma startup criada em São João del-Rei, Minas Gerais, focada em delivery de comida, principalmente em cidades menores, com 10 mil a 150 mil habitantes.

Assim como algumas opções anteriores da lista, o pedido pode ser feito por site ou pelo app. O usuário seleciona o restaurante ou o prato, fecha o pedido e escolhe entrega em casa ou retirada no local.

O UaiRango também está disponível na Google Play e na App Store.

Zé Delivery

Este não é um aplicativo de delivery de comidas, mas sim de bebidas. O Zé Delivery é um serviço de entrega de bebidas criado pela Ambev em 2016 e disponível em mais de 170 cidades brasileiras.

O usuário faz os pedidos pelo aplicativo ou pelo site, bastando fazer um cadastro informando seus dados, bem como se é maior de 18 anos.

O Zé Delivery se compromete a entregar bebidas geladas a preço de mercado no conforto da sua casa. Além de cervejas (que incluem as especiais e importadas), de destilados e vinhos, o app tem em seu cardápio bebidas não alcoólicas, como refrigerantes, água e sucos.

A plataforma está disponível na Google Play e na App Store.

Pede.ai

Pede.ai é um aplicativo de delivery de comida que surgiu no Nordeste, dentro da Universidade Federal do Vale do São Francisco, e visa atender cidades do interior do Brasil, estando hoje presente em 18 estados do país.

O app possui uma interface bem similar à do Rappi, e nele você consegue realizar pedidos não só de alimentos, mas também de produtos em supermercados, farmácias e até fazer recarga de celular. Assim como os aplicativos anteriores, o Pede.ai está disponível somente na Google Play e na App Store.

Quero Delivery

O Quero Delivery é um aplicativo de delivery de comida que está disponível em mais de 100 cidades brasileiras, distribuídas em 11 estados.

Além de refeições, é possível pedir pelo app itens de outros estabelecimentos como supermercados e farmácias. E até mesmo produtos como livros e roupas.

O Quero Delivery apresenta ainda uma seção voltada para informar descontos e promoções.

O aplicativo está disponível na Google Play e na App Store.