Escrever uma boa descrição do produto é a chave para converter um navegador casual em um comprador. A melhor descrição de produto terá o poder de transformar um item bom em um item obrigatório, reduzindo a taxa de abandono do carrinho.
Deve ser informativo e ao mesmo tempo persuasivo; vender o produto em vez de apenas contar ao público sobre o produto.
Aqui estão algumas dicas que deve seguir para garantir que tem uma descrição do produto que converte:
Adapte-se ao seu público-alvo
Antes de mais nada, a primeira coisa a fazer é definir a sua buyer persona.Saber exatamente a quem se está a dirigir irá permitir-lhe escrever de uma forma clara e direta que envolva o seu público.
Faça pesquisas para determinar a idade, localização, sexo e estilo de vida do grupo demográfico que está a tentar alcançar e, em seguida, compile fatores tais como, por que eles estão interessados nos seus produtos e quais os recursos que seriam mais atraentes para eles.
Armado com todas essas informações específicas, pode começar a formar o estilo de linguagem mais eficaz para melhor atingir o seu público, mantendo o tom de voz da marca.
Faça uma descrição fácil de visualizar
Pode haver muitos aspectos do produto que gostaria de apresentar, mas a maioria das pessoas tem um período de atenção curto e muitos clientes não terão tempo para ler todos os detalhes.
Ao tornar a descrição fácil de visualizar, os clientes são capazes de absorver os bits mais essenciais de informação que - mesmo por conta própria - devem pintar um quadro atraente de tudo o que o produto tem a oferecer. Além disso, o uso correto das imagens deve apresentar claramente os melhores recursos do produto.
Olhando para este exemplo da Apple, é incrivelmente fácil digitalizar para aprender os melhores recursos do produto. O título do produto afirma de forma muito simples duas características físicas proeminentes do produto, que são destacadas novamente na última secção da página com a adição de imagens.
Os subtítulos na secção intermediária informam ao cliente instantaneamente quais os aspectos da sua vida que o produto irá lhe beneficiar, o que também é fácil de digerir rapidamente com imagens correlacionadas.
Destacar vantagens e benefícios
Construir a sua linguagem de uma determinada maneira pode retratar recursos aparentemente simples do seu produto como benefícios empolgantes.
Além disso, o seu produto pode ter uma extensa lista de recursos que valem a pena comemorar, mas para usar isso de forma eficaz para vender o produto, deve convencer o cliente de como esses recursos os beneficiarão.
Como já definiu a sua buyer persona, já sabe o que o seu cliente precisa e quer - o que o ajudará a apresentar os recursos de uma forma que ofereça uma solução ao cliente.
Este exemplo de Ninja mostra perfeitamente como cada recurso é descrito de uma forma que fornece algum tipo de benefício para o utilizador.
Use palavras poderosas, influentes e atraentes
Para elevar ainda mais os recursos, o uso de palavras poderosas e convincentes influenciará a forma como o seu produto é percebido.
Pode usar isso a seu favor, pois fazer uma persuasão convincente que atraia o cliente provavelmente resultará numa compra. A sua escolha de palavras descritivas deve refletir o que o público-alvo aspira, para manifestar o desejo deles pelos seus produtos.
Além disso, evocar um senso de urgência com palavras especificamente escolhidas ajudará a convencer o cliente de que ele precisa comprar imediatamente, o que reduzirá o abandono do carrinho.
Este exemplo da Rituals está repleto de palavras poderosas, todas as quais vendem o produto como algo incrivelmente desejável que fará o cliente se sentir incrível.
Otimização do motor de busca
Além de escolher palavras descritivas específicas para captar a atenção do seu público, outras palavras-chave devem ser usadas para captar a atenção dos motores de busca, melhorando a classificação do seu produto. Implementar SEO aumenta a sua visibilidade e atrai novos clientes para a sua página/produto.
Enquanto alguns clientes gostam de navegar, muitos clientes têm uma ideia específica em mente do que procuram. Portanto, usar palavras-chave significa que esses clientes têm mais probabilidade de aceder ao seu produto ao fazerem a pesquisa.
Seguir estas etapas irá ajudar-lhe a escrever descrições de produtos que vendem, atraindo mais clientes e gerando receita.