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Aprenda de que forma pode integrar o MB WAY, referências Multibanco e Cartões com a sua loja Jumpseller através do sistema SIBS. A SIBS é uma plataforma internacional de processamento de pagamentos de empresas, que revolucionou as Caixas Automáticas e criou o MB WAY, abrangendo mais de 300 milhões de utilizadores.
Caso já esteja a utilizar estes métodos através do MB WAY (SIBS) e/ou Multibanco (SIBS), avance para a secção Migrar para o SIBS Gateway
Para poder configurar o MB WAY, Cartões e Referência Multibanco é necessário que possua uma conta com a SIBS. Poderá abrir esta conta através das seguintes entidades: Millennium bcp , CGD, REDUNIQ ou SIBS Pagamentos.
Com a REDUNIQ e SIBS Pagamentos poderá receber os fundos em qualquer banco.
Nota: Normalmente, é necessário esperar até 10 dias úteis para receber as credenciais da sua conta.
Nota: Caso tenha aberto a sua conta numa das entidades acima referidas numa data anterior a abril 2024, por favor contacte o respetivo apoio ao cliente (Millennium bcp , CGD, REDUNIQ ou SIBS Pagamentos) para confirmar que aderiu ao meio de pagamento “Cartões” e contacte onboarding@sibs.pt para migrar a sua versão para “v2”.
Após ter recebido os dados de acesso à sua conta SIBS, pode fazer a configuração do método de pagamento na sua loja Jumpseller:
No seu Painel de Administração, clique em Checkout > Pagamentos > Adicionar método e selecione “SIBS Gateway”.
Aceda ao website de gestão da sua conta SIBS com os dados de acesso que recebeu no seu email. Caso ainda não tenha ativado a sua conta, clique em “clique aqui para ativar a sua conta” para definir a sua palavra-passe.
Caso não saiba o número do seu Terminal SIBS, vá a SIBS Payment Gateway 2.0 > vTerminal, copie o valor da coluna de TPA e cole no campo Terminal SIBS na página de configuração do método de pagamento SIBS na Jumpseller.
Na barra de navegação vá a SIBS Payment Gateway 2.0 > Credenciais, clique em “Adicionar credencial” e preencha os 3 campos:
Finalmente, clique em Confirmar, “Copiar token”, e cole o token no campo “Token de autorização” na página da Jumpseller.
Na página de configuração da SIBS da Jumpseller, copie o URL que encontra no parágrafo em baixo do campo “Segredo para webhook”, com o formato https://loja.exemplo.com/checkout/sibs_gateway/ipn
Na barra de navegação da SIBS clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > Webhooks > Adicionar webhook.
Será redirecionado para uma página, onde poderá começar por:
De seguida, volte à sua página de configuração do método SIBS Gateway e cole o segredo obtido no passo anterior no campo “Segredo para webhook”
Preencha os campos em falta, “Entidade multibanco” e “client id”, ambos os valores terão sido enviados para o seu email em conjunto com as credenciais de acesso ao website de gestão da SIBS.
Selecione os métodos que pretende que sejam exibidos neste método. Sugerimos que selecione os 3 serviços (cartões, MB WAY e Multibanco), no entanto, caso prefira que só 1 ou 2 dos serviços apareçam no checkout, tem essa flexibilidade. Por fim, clique no botão Gravar, no canto superior direito.
No caso do método de pagamento Multibanco, pode ainda escolher o número de dias até que a referência de pagamento expire no campo “Validade da referência”.
De forma a que o método funcione corretamente para compras de produtos digitais é necessário recolher dados de faturação do cliente. Para isso, aceda a Checkout > Preferências e ative a opção Solicitar informações de faturação quando se tratar de um produto digital.
Caso já tenha adicionado anteriormente um dos métodos: “MB WAY (SIBS)” ou “Multibanco (SIBS)”, só terá de contactar onboarding@sibs.pt para migrar a sua versão para “v2” e realizar o passo da geração de um webhook, para poder começar a receber pagamentos com este novo método.
Este método permite receber pagamentos com MB WAY, multibanco e cartões.
Nota: Caso esteja interessado em disponibilizar pagamentos com cartões, contacte a entidade com a qual aderiu ao MB WAY e Multibanco para confirmar se também aderiu aos cartões.
Para configurar este método:
No seu Painel de Administração, clique em Checkout > Pagamentos > Adicionar método e selecione “SIBS Gateway”.
Copie os campos Terminal sibs, Entidade multibanco, Token de auttorização e Client id de um dos métodos já criados (MB WAY (SIBS) ou Multibanco (SIBS) ) e cole nos respetivos campos do SIBS Gateway.
Aceda ao website de gestão da sua conta SIBS.
Na página de configuração da SIBS Gateway da Jumpseller, copie o URL que encontra no parágrafo em baixo do campo “Segredo para webhook”, com o formato https://loja.exemplo.com/checkout/sibs_gateway/ipn
Na barra de navegação da SIBS clique em SIBS Payment Gateway 2.0 > Webhooks > Adicionar webhook.
Será redirecionado para uma página, onde poderá começar por:
De seguida, volte à sua página de configuração do método SIBS Gateway e cole o segredo obtido no passo anterior no campo “Segredo para webhook”
Selecione os métodos que pretende que sejam exibidos neste método. Sugerimos que selecione os 3 serviços (cartões, MB WAY e Multibanco), no entanto, caso prefira que só 1 ou 2 dos serviços apareçam no checkout, tem essa flexibilidade. Por fim, clique no botão Gravar, no canto superior direito.
No caso do método de pagamento Multibanco, pode ainda escolher o número de dias até que a referência de pagamento expire no campo “Validade da referência”.
Agora poderá desativar os métodos MB WAY (SIBS) e Multibanco (SIBS), de forma a não confundir os seus clientes com métodos repetidos tendo em conta que o SIBS Gateway já oferece ambos os métodos. Para isso, desabilite os métodos na página de “Checkout > Pagamentos”.
Isto é o que o cliente verá ao selecionar a SIBS Gateway como o método de pagamento:
De forma a que o método funcione corretamente para compras de produtos digitais é necessário recolher dados de faturação do cliente. Para isso, aceda a Checkout > Preferências e ative a opção Solicitar informações de faturação quando se tratar de um produto digital.
Este problema costuma ficar resolvido após esperar cerca de 10 segundos ou atualizar a página. Caso isso não aconteça contacte onboarding@sibs.pt ou contacte-nos em qualquer altura.
Verifique se o campo “token de autorização” está correto. Vá ao SIBS Backoffice e garanta que o url que copiou da página de configuração (“https://loja.exemplo…) é igual ao que colocou na página do token e copie e cole novamente o token.
Por favor verifique se os campos “token de autorização”, “terminal sibs” ou “entidade multibanco” estão corretos e se não têm um espaço antes ou depois de cada valor.
Contacte onboarding@sibs.pt com um pedido de migração para o SIBS V2, inclua o seu terminal SIBS e entidade multibanco no email.
Confirme que ativou a opção Solicitar informações de faturação quando se tratar de um produto digital no passo produtos-digitais.
Por favor contacte o seu acquirer (Por exemplo: Reduniq, SIBS Pagamentos) e pergunte se aderiram a sua conta na Mastercard. Caso confirmem que sim, contacte a SIBS: parceirosibs@sibs.com para confirmar que os dados foram bem parametrizados.
Caso continue sem funcionar, contacte-nos para ajudar a verificar se há algum valor errado.
Verifique se o campo “entidade multibanco” está correto. Caso não saiba a sua entidade multibanco contacte onboarding@sibs.com.
Se necessitar de mais ajuda, contacte a SIBS: onboarding@sibs.pt ou contacte-nos em qualquer altura.
Teste gratuito por 14 dias. Não é necessário cartão de crédito.