9 ferramentas obrigatórias para o apoiar na sua loja online
Uma das vantagens de ter uma loja online é poder usufruir das incríveis ferramentas de suporte disponíveis. Leia neste artigo as ferramentas mais i...
Já alguma vez se perguntou que tipo de produtos seus clientes procuram quando visitam sua loja? Esse tipo de informação pode ser essencial na tomada de decisões sobre quais produtos deve incorporar no seu inventário para satisfazer os desejos dos seus clientes e obter mais vendas.
Pode obter esse tipo de relatório usando os relatórios de pesquisa do Google Analytics e o Gerenciador de tags do Google. Neste artigo, mostraremos como configurar corretamente as duas ferramentas para obter este relatório na sua loja do Jumpseller.
Antes de continuar, precisa de se certificar que:
Para mais informações sobre como operar suas contas, visite: Como usar os produtos do Google com o Jumpseller
No Gerenciador de tags, precisa de criar duas etiquetas ou tags. Uma que é ativado em visualizações de página simples e que é ativado quando alguém pesquisa um item em sua loja e, em seguida, envia os dados (termo de pesquisa) como uma variável para o Google Analytics.
Este é o seu plano de ação no Gerenciador de tags do Google:
1) Crie uma tag simple para registrar todas as visualizações das páginas da sua loja. Vamos chamá-la All Views. 2) Crie uma tag mais complexa, que é acionada quando ocorre uma ação especial. Nesse caso, quando uma página de resultados de pesquisa interna é carregada. Chamaremos essa tag Internal Search Views. Essa tag terá uma variável e um acionador associado a ela. 3) Crie uma variável JavaScript no Gerenciador de tags do Google para extrair os parâmetros de consulta. Nós chamaremos esta variável Search Query Parameter 4) Crie o gatilho Internal Search Trigger que será ativado quando uma página de resultados de pesquisa interna for carregada 5) Adicione a tag Internal Search Views como uma exceção à sua tag de visualização de página normal chamada All Views. Ao fazer isso, a tag regular não exibirá as páginas que são o resultado de uma ação de pesquisa.
{{Tracking ID}}
{{Tracking ID}}
/search?q={{Search Query Parameter}}
function () {
// find and store the path of the current page
var pagePath = location.pathname;
// if the path starts with /search/, we know it's an internal SERP
if (pagePath.indexOf("/search/") === 0) {
// if the above checks out, let's figure out where the search term begins in the URL. Then, let's use that starting point to pull out the search term itself.
var searchString = pagePath.substring(pagePath.lastIndexOf("/") + 1);
// return what we found to GTM as the value of our variable
return searchString;
}
// if it's not an internal SERP page, return "none"
else {
return "none";
}
}
Como estamos criando uma tag especial para registrar visitas na página de pesquisa, você deve excluir essas visitas da visualização principal.
Vá para a configuração da sua primeira tag (a tag chamada All Views) e clique em Add Exception.
O painel final de etiquetas deve ficar assim:
Na seção “Administrador” do Google Analytics, ative o acompanhamento da pesquisa de sites e atribua ao Google Analytics o parâmetro que você configurou.
Pode demorar um pouco (pelo menos 24 horas) para que os dados apareçam no relatório de pesquisa do site (Comportamento -> Pesquisa de sites no Google Analytics)
Se você tiver mais dúvidas ou quiser mais informações sobre os relatórios de pesquisa do Google Analytics, visite Google Support
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