No mundo do e-commerce, o marketing omnicanal está cada vez mais frequente. Vamos explorar onde o marketing omnicanal se encontra atualmente no e-commerce e o que você pode fazer para começar.
Para começar, o que é omnicanal? Devido ao crescimento das redes sociais e sites, os clientes agora esperam que as marcas e fornecedores de produtos mantenham uma presença consistente e unificada em todas as suas plataformas.
No e-commerce, o marketing omnicanal utiliza vários canais de marketing para manter pontos de contato com os clientes em cada etapa do processo de compra.
Omnicanal vs. Multicanal
Qual a diferença entre omnicanal e multicanal? A principal diferença está na integração. Embora ambos utilizem múltiplos canais, o omnicanal quebra as barreiras entre os dados, oferecendo uma experiência contínua e integrada ao cliente em todos os canais.
Por exemplo, o seu cliente pode comprar através do seu site, obter suporte via chatbot e ser impactado por campanhas de remarketing nas redes sociais após a compra de produtos relevantes.
Não deve ignorar o omnicanal como uma tendência passageira. Provavelmente, os seus concorrentes já estão explorando estratégias omnicanal, e os clientes esperam isso como parte do seu serviço ou oferta de produto.
Vamos ver abaixo alguns dos principais benefícios do omnicanal em cada vertical de e-commerce.
Canais
Na estratégia omnicanal, os canais de venda da sua loja de e-commerce fazem toda a diferença. Com a combinação certa de canais, você pode ampliar o alcance do cliente, obter mais reconhecimento da marca e até aumentar a sua receita.
Pense numa estratégia omnicanal como um imóvel físico. Não quer o melhor local, onde pode obter tráfego de consumidores de todos os tipos?
Enquanto constrói o seu negócio, pergunte-se: onde é minha localização privilegiada? Onde quero atrair novos clientes e onde quero melhorar as relações com os meus atuais clientes?
Canais Comuns na Estratégia Omnicanal
- Loja Online
- Redes Sociais
- Localizações Físicas
- Canais Móveis
- Atacado
- Marketplaces de E-commerce
Cada empresa é diferente, então os canais que escolhe para otimizar o e-commerce omnicanal dependem inteiramente de você. Para começar, reflita sobre as perguntas a seguir para determinar se os seus canais atuais precisam ser reexaminados:
- Onde o meu mercado-alvo gasta o seu dinheiro?
- Quais os canais melhores para o meu produto?
- Quais os canais melhores para a minha marca?
- Quais os dispositivos que os meus clientes utilizam?
Além disso, uma estratégia de canal diversificada pode reduzir muito o risco. Manter canais em funcionamento, como o Facebook Messenger, pode permitir que experimente outras estratégias omnicanal, como o Instagram Shopping ou o Mobile Messaging.
Marketing
Se acabou de criar a sua loja, os clientes não encontrarão os seus produtos a menos que participe de alguma forma de publicidade. Até a gigante do e-commerce, a Amazon, cria anúncios!
Há muito a ser dito sobre como fornecer a mensagem certa no momento certo para o público certo. Uma experiência de marca consistente (ou seja, estratégia omnicanal) pode amplificar os seus esforços de marketing e causar um impacto enorme nas suas vendas.
Recursos de Marketing Digital para uma Estratégia Omnicanal
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Google Shopping
Os anúncios do Google Shopping fornecem-lhe uma presença formidável nos resultados de pesquisa e permitem-lhe basear-se nas consultas de pesquisa para anunciar os seus produtos. -
Publicidade em Marketplaces
Anunciar em marketplaces como eBay ou Amazon pode oferecer um impulso nas vendas de produtos, pois essas plataformas já capturam a intenção de compra dos visitantes. -
Publicidade de Redirecionamento
Ao redirecionar os clientes, apresenta-lhes anúncios que fazem referência aos produtos que visualizaram. Também pode segmentar novamente os clientes que compraram mercadorias e que podem gostar de produtos semelhantes ou complementares. -
Redes Sociais
Embora as redes sociais sejam importantes para a presença da marca, também são um ótimo canal de publicidade. O Facebook e o Instagram oferecem inúmeros recursos para publicidade de e-commerce. -
SMS & Email
Se os seus utilizadores optarem por receber mensagens suas, não há forma melhor de se comunicar com eles do que por SMS e e-mail. Essas plataformas oferecem os métodos mais pessoais e direcionados para se conectar com os seus compradores.
Operações
Além de trabalhar com os seus clientes, também deve trabalhar com os seus fornecedores e os seus dados para garantir que a sua informação está o mais atualizada possível. Você precisa de relatórios precisos do seu inventário, bem como a capacidade de estar a par de todos os pedidos em aberto.
Uma pilha de tecnologia integrada será a sua principal vantagem sobre os seus concorrentes. Imagine não saber o estado do seu inventário e vender produtos que não tem em estoque no momento.
Isso cria um atrito considerável no seu funil de vendas e pode fazer com que os clientes nunca mais comprem os seus produtos, além de contar aos amigos e familiares sobre a experiência negativa.
Cada engrenagem da sua máquina precisa de ser integrada aos seus canais de vendas e marketing e comunicar-se uns com os outros. Lembre-se: omnicanal não é apenas comunicação com os seus clientes, mas também comunicação interna!
Expedição
Se deseja destacar-se no atendimento ao cliente, então deve pensar na expedição como uma extensão das suas ofertas de apoio ao cliente! Afinal, remessa e expedição são 50% do negócio de e-commerce.
É necessário dedicar recursos para garantir uma abordagem omnicanal para atendimento quando está abrindo novas linhas de pedido e comunicação.
Se de repente garantir o dobro de pedidos este mês porque adicionou uma integração omnicanal com o Facebook Messenger, esses números não significarão nada se não conseguir acompanhar os pedidos de envio ou expedição!
Na verdade, uma experiência positiva com envio e expedição é o que faz com que os clientes voltem sempre. Software de envio ou empresas de logística terceirizadas podem ajudar a aliviar parte da carga que vem com o aumento do volume de pedidos.
Estratégia Omnicanal com JivoChat e Jumpseller
Com a aplicação JivoChat do Jumpseller, você está a apenas alguns cliques de executar uma estratégia de marketing omnicanal integrada. O serviço de mensagens omnicanal da JivoChat ajuda-o a conectar-se com os clientes mais rapidamente e em mais aplicações de mensagens, como Facebook, Telegram e Viber.
Para as plataformas que deseja ligar, basta configurar a integração entre o JivoChat e as aplicações à sua escolha. Após a configuração, esses serviços sociais serão ativados na sua integração JivoChat.
Assim que a conexão for estabelecida, verá opções para os seus clientes entrarem em contato consigo na rede social ou de comunicação de sua preferência.
Se está apenas começando com o omnicanal ou quer ficar à frente da concorrência, usar essa integração do JivoChat certamente ajudará a converter mais clientes nos seus canais favoritos!
Precisa de ajuda com a sua estratégia omnicanal? Estamos aqui para ajudá-lo e tornamos isso mais fácil. Comece hoje a vender com o Jumpseller!