O que é uma Buyer Persona?
Criar um perfil preciso do seu Cliente/Comprador Médio através de uma extensa pesquisa e recolha de informações é uma atividade conhecida como criação de uma Buyer Persona, ou Personalidade do Comprador. Todos os negócios bem-sucedidos têm o seu público claramente segmentado, sabem o que devem ou não fazer em relação a atingir os grupos segmentados.
A segmentação pode consistir em muitos grupos que possuem traços comuns. No entanto, cada grupo não é exatamente o mesmo. Com a ajuda da Buyer Persona, é possível compilar os traços comuns entre esses grupos e chegar a uma representação detalhada do seu público-alvo. Resumindo, a Buyer Persona dá vida à sua segmentação!
Personas Negativas
Os clientes que gostaria de evitar são os que provavelmente não comprarão o seu produto ou serviço. Também pode criar uma persona para eles, a isso é chamado de persona negativa. Isso mostrará as suas características e comportamento, o que o ajudará a adaptar a sua estratégia de marketing para não segmentar esses grupos.
Porquê criar Buyer Personas?
Acima de tudo, para criar uma abordagem filtrada de marketing e vendas. Quando cria uma Buyer Persona, define qual é o seu público-alvo. Pode alcançá-lo melhor, pois estará mais familiarizado com os canais que está a usar, o que significa que agora pode adaptar e direcionar as suas estratégias de criação de conteúdo e marketing de acordo com isso.
Criando uma Buyer Persona
Pesquisa interna
A criação de uma Buyer Persona deve começar a partir da pesquisa interna, se tiver clientes existentes. Comece por examinar o seu banco de dados para descobrir padrões de comportamento do cliente: como estão a receber o seu conteúdo, quais são os elementos comuns entre os clientes; olhe para clientes repetidos e únicos.
Dica: Pode criar formulários no seu site para recolher informações importantes sobre personas. Deve também receber feedback dos departamentos de vendas e atendimento ao cliente sobre as suas interações com os clientes para ver as generalizações que estes podem criar para o seu grupo de clientes frequentes.
Entrevistas e pesquisas
O número de pessoas pode variar, mas comece com pelo menos 10. Isto pode ser uma tarefa demorada e muitas vezes difícil de conseguir, pois muitas pessoas não gostam de fazer entrevistas. No entanto, se puder fazer isso corretamente, isso pode lhe dar muitas informações! Ao criar a entrevista com clientes e clientes potenciais, certifique-se de que as perguntas e as categorias são muito claras e fáceis de entender. As entrevistas podem ser feitas pessoalmente ou por telefone.
Tal como as entrevistas, as pesquisas podem ser uma tarefa desafiadora. Mas ter uma pesquisa bem estruturada que faça as perguntas certas pode ser muito útil na criação de personas corretas.
Dica: Saiba mais sobre Como criar e estruturar as perguntas ideais para capturar informações sobre pessoas.
Usando uma Buyer Persona
Partilhe as informações
Depois de ter um artigo acabado em termos de uma Buyer Persona precisa, isso deve ser de conhecimento comum dentro de suas equipas de trabalho, especialmente os encarregados de criar conteúdo e interagir com os clientes direta ou indiretamente.
Conteúdo sob medida
Crie conteúdo que atraia a sua Buyer persona, integre as coisas que pode usar para motivar o público-alvo a escolhê-lo ao invés de outras marcas. Faça com que eles se sintam como se o seu produto ou serviço fosse aquele que eles estavam “à procura” e que seja a “combinação perfeita”. Basicamente, o seu conteúdo deve estar alinhado com as descobertas do processo de criação da Buyer Persona.
Marketing Direcionado
Este é o “tiro certeiro”; depois de ter adaptado o conteúdo, precisa de fazer marketing direcionado. Concentre-se nos canais onde os seus clientes passam mais tempo, seja no Facebook, no Instagram, no rádio, publicidade na TV, etc., e atue de acordo com a sua preferência, para priorizar os seus esforços de marketing para esses canais específicos.