Uma vez que tenha o seu negócio online, o que determina em grande parte o seu sucesso ou fracasso é o número de visitas ao seu site. Os métodos de pagamento estão disponíveis, a logística está organizada, o design do site é fantástico e todas as questões no back-end estão resolvidas, mas ainda precisa que o seu público-alvo descubra que existe, a fim de satisfazer as suas necessidades. É aí que entra o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing?
Em termos simples, o Inbound marketing é “Ser descoberto”. Esta estratégia é projetada para atrair pessoas que se enquadram no grupo do seu público-alvo e estão dispostas a comprar. Muitas vezes, o Inbound marketing é o meio de publicidade mais barato; o ROI é ótimo, pois recebe mais frequentemente visitantes “prontos para comprar” e é uma forma orgânica de crescimento que o ajuda a longo prazo. No e-commerce, existem muitos métodos que podem ser usados para o Inbound marketing, aqui está uma lista de alguns populares:
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Blogs e artigos
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SEO
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Webinars
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Marketing por e-mail
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Redes sociais
Inbound marketing NÃO é Marketing de interrupção!
Nunca confunda Inbound Marketing com Marketing de interrupção; o segundo é uma forma mais agressiva de marketing e pode ser uma opção mais arriscada. O Inbound marketing é o oposto do marketing de interrupção. Isso é deixado claro com alguns exemplos:
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E-mails de spam
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Chamadas de vendas
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Outdoors / Anúncios ao Ar Livre
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Anúncios pagos não segmentados online
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Anúncios impressos
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Anúncios de TV e rádio
Implementar o Inbound Marketing
O Inbound Marketing consiste em quatro metas e, por meio dessas metas, pode definir os estágios do processo de compra do cliente. Essas metas são:
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Atrair
Obtendo a atenção do seu público-alvo! Para ser bem sucedido nisso, deve entender o seu cliente. Precisa de conhecer como é o seu cliente médio, quais são as suas necessidades, onde vão para satisfazê-las e como pode atraí-los. Recomenda-se criar uma Buyer Persona para saber mais sobre para quem está a vender. Depois de descobrir isso, pode começar a criar uma estratégia para atraí-los, criando ou modificando o seu conteúdo e segmentando canais relevantes. Ferramentas populares para atrair potenciais clientes incluem blogs, redes sociais e marketing de conteúdo.
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Converter
Agora que tem visitantes frequentes no seu website e o tráfego está a aumentar, está na altura de começar as conversões. Há várias maneiras de fazer isso: através de inscrições nos boletins informativos, fazendo reuniões ou apresentações, etc. O importante é fazer os visitantes participar.
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Fechar
É aqui que ganha o seu dinheiro! Depois de gerar leads, surge o momento de convertê-los em vendas. Se tiver feito as etapas anteriores corretamente, isso deve ser muito mais fácil. A melhor maneira de fechar negócios é dar atenção pessoal aos clientes ou, pelo menos, dar-lhes a impressão de ser pessoal! Pode usar e-mails personalizados, verificar com a sua equipa de vendas se o processo é eficiente ou se há bloqueios e direcionar os leads a cada etapa do caminho.
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Encantar
Em grande medida, a lealdade depende da experiência completa do cliente, se a experiência do cliente foi boa, é mais do que provável que seja leal à sua marca. Depois de ter concluído a venda, tem que encantar o cliente pelo seu serviço pós-venda. Peça feedback, ofereça descontos de fidelidade, envie conteúdo informativo e mantenha-o atualizado.
Conclusão
Para ter sucesso no e-commerce, agora é essencial que o Inbound marketing seja incorporado à sua estratégia de marketing. O tamanho do negócio não importa, se conhece bem o seu público-alvo, Inbound Marketing pode ser o hack de crescimento que impulsiona o seu negócio para o próximo nível.
Veja exemplos de boas campanhas de marketing de entrada: http://www.getspokal.com/8-extroardinary-examples-of-businesses-that-were-saved-by-inbound-marketing/