Aviso: A partir de 10 de agosto de 2023, deixará de poder hospedar uma loja na sua conta do Facebook ou Instagram ou utilizar a identificação de produtos do Facebook nas publicações devido à nova política da Meta. No entanto, pode continuar a utilizar a identificação de produtos e aumentar o seu alcance utilizando os Catálogos Advantage+. Aprenda como utilizar o Advantage+ com o Instagram.
Todos sabemos o poder do Instagram. Foi projetado para se tornar um centro de comércio eletrônico e é nessa direção que o Facebook parece estar avançando, com a funcionalidade Marcar Produtos.
Uma publicação ou vídeo com Produtos Marcados terá o preço do produto, a descrição do produto e um link. Este link levará os visitantes para uma nova seção, onde poderão fazer a compra do produto.
Além de marcar produtos em publicações e vídeos, a plataforma também está introduzindo algumas novas funcionalidades para tornar as compras no Instagram mais fáceis e mais divertidas!
Funcionalidades
Algumas destas funcionalidades ainda estão em fase beta, ou só estão disponíveis em alguns países.
- Uma nova seção para guardar a sua Lista de Desejos:
Crie uma lista de compras para mais tarde! Você pode armazenar todos os seus produtos desejados na sua Lista de Desejos e visitá-los quando quiser.
É muito simples, depois de clicar num marcador de produto nos stories ou no feed, clique no Ícone Salvar que aparecerá no canto inferior direito para adicioná-lo e guardá-lo na sua Lista de Desejos. É mais fácil acessar a sua Lista de Desejos a partir do seu perfil e lá terá a sua lista de desejos guardada.
Fonte da Imagem: Instagram Press
- Compre diretamente em Perfis Comerciais:
Agora, o Separador Compras em Perfis Comerciais permite que você veja todos os produtos das suas publicações de compras respectivas!
Portanto, agora você pode rapidamente procurar produtos quando estiver num Perfil Comercial em particular, basta Clicar no botão Loja e verá todos os produtos e detalhes, tais como nome do artigo e preço.
Fonte da Imagem: Instagram Press
- Compre diretamente a partir de Vídeos do Feed:
Ao visualizar vídeos no Feed das suas lojas preferidas, você pode agora clicar no Ícone de Compras no canto inferior esquerdo e ver os produtos apresentados no vídeo, assim como conseguir acesso imediato aos seus detalhes.
Fonte da Imagem: Instagram Press
Requisitos
Antes de começar a configurar a funcionalidade Instagram Shopping, você terá que garantir que cumpriu os seguintes passos:
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Atualizações
Verifique se tem a versão mais recente do Instagram.
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Países Permitidos
Certifique-se de que o seu país está incluído na lista de Países Permitidos, sempre em atualização, através da seguinte lista no Centro de Ajuda do Instagram.
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Elegibilidade do Produto
O produto deve ser um produto físico. Não pode ser um produto digital. Além disso, o seu negócio deve vender bens que cumpram com o acordo comercial do Facebook e com as suas políticas comerciais.
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Instale a App Facebook da Jumpseller
Assim que você instalar a App do Facebook com sucesso, terá criado uma Conta de Gerenciador de Negócios do Facebook e terá acesso a um catálogo de produtos que poderá então ser importado para o seu Instagram. Você terá também o Facebook Pixel automaticamente configurado, o que lhe permitirá criar Anúncios.
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Conta Empresarial no Instagram
Em seguida, você precisará de uma conta de Instagram para o seu negócio, que terá que vincular à sua Página de Negócios Facebook. Certifique-se de que a conta é empresarial e não a sua conta pessoal. Também poderá converter o seu Instagram pessoal numa conta Comercial.
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Conecte o catálogo ao Gerenciador de Negócios do Facebook
Você precisa conectar o catálogo que deseja usar (também pode ser o criado com o Jumpseller Facebook App) no Instagram à sua Conta de Gerenciador de Negócios. Você pode fazer isso acessando o Gerenciador de catálogos, selecionando o catálogo, vá para Configurações na barra lateral e conecte-se à conta do Gerenciador de Negócios.
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Vincule o Instagram ao Gerenciador de Negócios do Facebook
Vá à Configurações de Negócios na sua Página de Gerenciador de Negócios do Facebook.
Clique em Contas de Instagram.
Clique no botão Adicionar.
Adicione o seu nome de usuário e senha para vincular as contas.
Depois da conta do Instagram estar vinculada, acesse Catálogos, no separador Ativos, no menu principal.
Selecione o Catálogo de produtos sincronizado a partir da sua loja Jumpseller.
Clique nas configurações, na barra lateral esquerda.
Avance para a seção Perfis Comerciais Conectados Instagram e clique em Gerenciar Perfis.
Em seguida, terá que clicar em Adicionar um novo Perfil Comercial do Instagram ou selecionar um previamente existente.
Assim que for aprovado (veja os critérios no passo seguinte), você poderá ativar a conta associada.
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Aprovação
Para receber aprovação para comercializar no Instagram, a configuração do seu negócio e da sua conta devem cumprir os requisitos definidos pelo Facebook. A sua conta deve ser revista e aprovada pelo Facebook. Normalmente, isto pode demorar alguns dias. Assim que for aprovada, receberá uma notificação do Instagram.
Se não vir Compras nas Configurações de Negócios, a sua conta provavelmente ainda estará sob revisão ou ainda não foi aprovada para comercializar no Instagram.
Como Marcar Produtos
Importante Certifique-se de que completou os requisitos mencionados na seção anterior antes de prosseguir.
Para ativar a marcação de produtos:
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Vá ao seu perfil.
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Ative o alerta Começar na parte superior do seu perfil.
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Se não vir o alerta na imagem acima, carregue no ícone configurações.
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Toque em Compras.
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Tecle em Continuar.
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Selecione um catálogo de produtos para associar ao seu perfil comercial e clique em Pronto.
Se não vir Compras na Configurações de Negócios, a sua conta ainda está sob revisão ou ainda não foi aprovada para comercializar no Instagram.
Para marcar produtos nas suas Publicações:
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Selecione uma foto e adicione uma legenda, efeitos e filtros.
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Clique nos produtos que deseja marcar na foto.
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Introduza os nomes dos produtos que deseja marcar, depois selecione-os à medida que aparecem na caixa de pesquisa.
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Clique em Concluir e Compartilhar.
Você pode marcar produtos tanto em publicações novas como em publicações existentes do seu perfil de negócios do Instagram. Pode marcar até 5 produtos por publicação só com uma imagem ou 20 produtos em publicações com várias imagens.
Importante: você pode editar ou eliminar produtos que tenha marcado em publicações só com uma imagem, mas no que diz respeito a publicações com várias imagens, não poderá editar ou eliminar os produtos marcados depois de publicar.
Se você eliminar um produto da loja no Facebook ou do catálogo de produto associado com o seu perfil comercial, o marcador associado será removido de qualquer publicação em que o produto esteja marcado e você também perderá os insights sobre o marcador associado que tenha sido eliminado. A informação do produto nos marcadores e a página de detalhes do produto apresentarão a unidade monetária e o idioma do seu catálogo para uma audiência global. Recomenda-se usar as Informações (Insights) no seu Perfil Comercial para entender o seu público e usar o catálogo que contém a unidade monetária e o idioma mais relevantes para o seu público.
Para pré-visualizar publicações ou salvar um rascunho de uma publicação, clique em Pré-visualizar Produtos Marcados ou Guardar Rascunho na página que lhe permite adicionar uma legenda à sua publicação, em Marcar Pessoas e Marcar Produtos.
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Perguntas Frequentes
1. Como sei se a minha conta foi aprovada?
Assim que receber aprovação, você receberá uma notificação no app do Instagram informando que você agora pode usar a Funcionalidade de Instagram Shopping.
2. Podem me ajudar a receber aprovação para a minha conta?
Você terá que ser aprovado pelo Facebook, o que acontecerá inteiramente a critério do Facebook. A Jumpseller não tem qualquer responsabilidade nem recebe qualquer informação do Facebook a esse respeito.
3. Como medir quando as pessoas compram a partir do Instagram?
Você pode ver as Informações do Instagram e rever a sua campanha de anúncios para ver o progresso. Pode ainda acompanhar a participação e os dados dos cliques em publicações que tenham produtos marcados. Saiba mais sobre o Instagram Insights.
Para mais informação: