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Como usar a App

Importante: Para utilizar a app, certifique-se de que está a utilizar a versão “V2” do checkout (Definições > Checkout > Preferências > Versão do Checkout > Versão 2) na sua loja online.


O que é que a app oferece

Atualmente, a app da Jumpseller permite efetuar as seguintes ações:

  1. Gerir as encomendas da sua loja online.

  2. Receber notificações e ver todas as encomendas e respetivos detalhes num único local.

  3. Consultar, filtrar ou editar o histórico de encomendas.

  4. Atualizar o estado dos pagamentos e dos envios.

  5. Acompanhar o percurso das transportadoras através de tracking por GPS.

  6. Utilizar opções avançadas de progresso da entrega das encomendas.

  7. Filtrar e ordenar os envios de encomendas de acordo com a distância, peso e outras características.

  8. Adicionar/Criar clientes.

  9. Criar produtos.

  10. Criar encomendas com a funcionalidade Ponto de Venda Móvel (POS)


Como ativar entregas por Transportadoras

Com a app da Jumpseller, os comerciantes podem ativar o rastreamento através de GPS para encomendas a serem entregues por uma transportadora. Está disponível para os métodos de envio: Envio Grátis, Tabela de Taxas e Taxa fixa.

Ao ativar a opção de entrega no próprio dia, o comerciante pode selecionar o “tempo de entrega estimado” por defeito para esse método. A hora da entrega será calculada de acordo com a hora da recolha pela transportadora e será exibida na página de sucesso de checkout.

Exemplo: O tempo de entrega é de 60 minutos e a transportadora recolhe a encomenda às 15h, a hora estimada de entrega que será apresentada ao cliente é 16h00.

app móvel

Visão do cliente

Quando um método de envio tem a opção de entrega por transportadoras ativada, o cliente vê essa indicação nos métodos de envio durante o processo de checkout, caso o endereço inserido seja válido (verificação através de coordenadas).

mapa

É também apresentado um mapa ao cliente onde pode fazer um pequeno ajuste ao local indicado. As coordenadas corrigidas serão utilizadas como referência e não será alterado o endereço de entrega da encomenda.

No final do processo de checkout, o cliente poderá acompanhar a entrega da encomenda na página de sucesso.

Uma linha vermelha no mapa indicará a rota do estafeta e também é possível ver o registo do estado da entrega e as mensagens do estafeta.

O mapa e as imagens que são exbidas na página de sucesso do checkout serão similares ao seguinte exemplo:

mapa gps

O comprador receberá também uma notificação por correio eletrónico com um botão para seguir a encomenda, redirecionando para a página de finalização da compra. Este botão pode ser utilizado pelos clientes para reabrir o ecrã de sucesso da compra, caso o tenham fechado.

![Entregas no próprio dia](/images/support/mobile-app/pt/track-delivery-pt.png)

Nota: Se o comerciante tiver feito alterações ao e-mail de encomenda paga, deverá contactar o nosso suporte e pedir para adicionar o botão “Acompanhar Entrega” a esse e-mail.

Visão da trasportadora

Antes de um estafeta poder aceder e utilizar a aplicação móvel, terá de lhe conceder acesso à mesma. Para simplificar, adicionámos uma função de Transportadora na secção de contas do seu painel de administração:

transportadora-função

Ao ser criada uma encomenda, o comerciante pode marcá-la como “em preparação” ou “pickup disponível”. As encomendas prontas para recolha aparecerão na lista de encomendas do transportador/estafeta para fazer a entrega.

  1. Na secção “Expedição” na app móvel, o estafeta pode ver a lista de encomendas prontas para entrega.

    ![envio disponível](/images/support/mobile-app/pt/shipping-available-pt.jpg)

  2. Para iniciar a entrega, o estafeta tem de selecionar a encomenda (também podem ser selecionadas várias encomendas ao mesmo tempo).

    ![selecionar ordem](/images/support/mobile-app/pt/select-order-pt.jpg)

  3. As encomendas selecionadas serão adicionadas à lista de entregas da transportadora.

    ![lista de envios](/images/support/mobile-app/pt/delivery-list-pt.jpg)

  4. O comprador será notificado quando a entrega for iniciada. Tanto o comerciante como o comprador podem seguir o rasto do estafeta no mapa.

    ![começar envio](/images/support/mobile-app/pt/start-delivery-pt.jpg)

  5. O mapa em direto terá um aspeto semelhante ao do exemplo abaixo.

    ![mapa em direto](/images/support/mobile-app/pt/map-pt.jpg)

  6. Se clicar na secção de encomenda, verá mais botões de ação.

    ![order information](/images/support/mobile-app/pt/2-options-pt.jpg)

    • O estafeta pode utilizar o botão “Adicionar informações adicionais” para abrir uma caixa de texto e acrescentar informações sobre a entrega/produto para o comprador e o vendedor.

      ![informação adicional](/images/support/mobile-app/pt/6-additional-info-pt.jpg)

    • Se clicar no botão “Marcar como entregue”, o processo de entrega será concluído e o comprador será notificado.

      ![entregue](/images/support/mobile-app/pt/3-delivered-pt.jpg)

    • Caso seja necessário interromper a entrega, basta clicar no botão “Cancelar envio” e depois confirmar.

      ![cancelar envio](/images/support/mobile-app/pt/5-cancel-pt.jpg)

    • Se não houver mais encomendas na lista de entregas adicionada, a aplicação confirma-o com uma mensagem pop-up.

      ![entregas completas](/images/support/mobile-app/pt/4-completed-pt.jpg)

Visão do comerciante

Assim que o estafeta iniciar a entrega, o comerciante terá um botão no ecrã da encomenda que o levará ao ecrã de sucesso da encomenda para poder verificar a entrega.

![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pt/order-information-pt.png)

O comerciante terá acesso ao Histórico de Entrega com as mensagens correspondentes a cada estado da entrega, bem como as mensagens enviadas pelo estafeta ao cliente. Para aceder a esta informação, basta ir à lista de expedições, clicando nos três pontos de uma encomenda e selecionando a opção “Ir para o despacho”.

![confirmação](/images/support/mobile-app/pt/7-pt.png)

Na parte inferior da página de expedição verá o Histórico de Entrega. Ao passar o rato por cima do ícone do utilizador, o proprietário da loja pode ver quem foi o estafeta que fez a entrega:

![histórico](/images/support/mobile-app/pt/1-pt.png)

Se o estafeta cancelar a entrega, será mostrada uma mensagem ao cliente com essa informação e com a indicação de que aguarda recolha por outro estafeta. Quando um novo estafeta recolhe a encomenda, as mensagens mostradas ao cliente são atualizadas.


Ativar manualmente o rastreamento de encomendas através de GPS

Caso a sua loja não tenha um método de envio ativo que permita o rastreamento de encomendas, pode ativar esta funcionalidade manualmente em Todas as encomendas. Selecione a encomenda para a qual quer ativar o rastreamento através de GPS e certifique-se que a encomenda está em preparação.

Encomenda-em-preparação

Clique em Expedir Encomenda > Expedição Integrada.

Expedir-encomenda

Selecione a opção Frota Própria para ativar o rastreamento da encomenda.

Frota-própria


Usar o Ponto de Venda Móvel (POS)

  1. Na app, clique no sinal Mais no canto inferior direito do seu ecrã.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/create-order-1-pt.jpg)

  2. Irá ser reencaminhado para a página Seleção de Produto. Se tiver um produto com variantes, pode selecionar qual a variante a adicionar ao carrinho.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/add-product-2-pt.jpg)

  3. Para filtrar os produtos, utilizar os botões de Categoria ou Estado.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/filter-categories-3-pt.jpg)

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/filter-status-4-pt.jpg)

  4. Existe ainda a opção para criar um produto usando o botão Criar Produto no rodapé da página.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/create-product-5-pt.jpg)

  5. Quando tiver acabado de adicionar produtos ao carrinho, pode clicar no botão do Carrinho no canto superior direito para continar. Irá chegar à página de opções de envio.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/add-to-cart-6-pt.jpg)

  6. Aqui, pode selecionar Envios se a encomenda tiver de ser enviada para um endereço. Ou selecionar Sem envio, caso a ordem vá ser levantada.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/shipping-7-pt.jpg)

  7. Pode selecionar um contacto a partir de uma lista ou pode clicar no botão de Adicionar Novo Cliente localizado perto do botão para criar um novo conrato. Após ter selecionado o contacto, clique em Continuar.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/add-contact-8-pt.jpg)

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/create-contact-9-pt.jpg)

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/select-contact-10-pt.jpg)

  8. De seguida, terá de seleiconar um Preço de Envio antes de poder continuar.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/shipping-type-11-pt.jpg)

  9. Por fim, serão exibidas duas opções para acabar o processo de criação de encomendas, pode selecionar Completar como pago se o cliente já tiver efetuado o pagamento ou pode Enviar link da encomenda para o cliente, onde podem ver as instruções para finalizar a transaction (neste caso o estado da encomenda será definido como “pagamento pendente”)

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/order-status-12-pt.jpg)

  10. Após clicar no botão “Avaliação”, poderá ver um sumário da encomenda criada. Clique em Confirmar para finalizar e será exibida uma mensagem de confirmação.

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/order-summary-13-pt.jpg)

    ![informação da encomenda](/images/support/mobile-app/pos/confirmation-14-pt.jpg)

Importante: Caso esteja a utilizar a versão desktop pode igualmente usar a funcionalidade “Encomendas Manuais” para criar novas encomendas. Pode igualmente utilizar esta funcionalidade através da versão desktop no seu telemóvel em vez de utilizar a aplicação, se preferir.

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