Você pode instalar o aplicativo do Facebook Messenger em sua loja para permitir o envio automático de mensagens aos seus clientes através do Facebook Messenger. Quando este recurso está ativo e configurado, o aplicativo enviará automaticamente mensagens a seus clientes no caso dos seguintes eventos:

  • Quando um cliente opta por usar o recurso, pressionando o botão Enviar para o Messenger na página de sucesso do pedido.
  • Quando o status de um pedido muda para Pago, Cancelado ou Abandonado.
  • Quando um pedido é Enviado.

Durante o processo de configuração, o aplicativo precisará obter permissão para acessar a página do Facebook da sua loja e usá-la para enviar as mensagens automatizadas.


Conteúdo

  1. Requisitos
  2. Configuração
  3. Adicionando o botão Enviar ao Messenger à sua página
  4. Optar por usar o recurso
  5. Respondendo a Mensagens
  6. Mensagens de exemplo
  7. Colocação do código para cada tema

Requisitos

Para ativar o aplicativo Facebook Messenger e sua funcionalidade completa em sua loja, você precisará cumprir os seguintes requisitos.

  • Uma página pública do Facebook, que será usada para enviar as mensagens aos seus clientes. Esta deve ser a página do Facebook da sua loja.
  • Uma conta do Facebook com função de administrador ou editor na página do Facebook mencionada acima.

Desta forma, o aplicativo pode reunir as permissões necessárias para enviar mensagens através da sua página.

Configuração

O primeiro passo é instalar o próprio aplicativo na seção Aplicativos do painel de administração da sua loja.

  1. Vá a seção Apps do painel de administração.
  2. Sob a guia Galeria, procure o aplicativo Facebook Messenger. Aplicativo Facebook Messenger
  3. Mova o mouse sobre ele e clique no botão Eu quero instalar.

Depois de instalar o aplicativo, você precisa executar as seguintes 3 etapas.

Etapa 1 - Faça o login no Facebook

Pressione o botão Iniciar sessão no Facebook. Isso abrirá uma seção de diálogo onde o Facebook solicitará que você conceda a aplicação as permissões necessárias para continuar depois de efetuar login.

Etapa 2 - Selecione a página do Facebook e a mensagem de entrada

Depois de iniciar sessão com sucesso, uma nova seção aparecerá, com dois campos. 1. Selecione a página do Facebook: O aplicativo irá recuperar automaticamente as páginas associadas à conta do Facebook com a qual você acaba de fazer o login. Nesta etapa, você deve selecionar a página que deseja usar com o aplicativo. Esta deve ser a página do Facebook da sua loja. 2. Mensagem de entrada: Você pode personalizar a mensagem que seu cliente receberá assim que optar por usar o recurso. Esta mensagem será enviada junto com um recibo para a compra.

Etapa 3 - Salvar

Depois de completar as duas etapas acima, você pode clicar no botão Salvar para confirmar suas seleções. Isso gerará um snippet de código que precisa ser parte de sua loja online. Veja a próxima seção para obter detalhes.

Adicionando o botão Enviar ao Messenger para sua página

Depois de concluir a configuração e salvar suas definições, o aplicativo gera um código que precisa ser incluído na sua loja.

Se você mudou recentemente o tema da sua loja (depois de 15 de novembro de 2017), este código já está incluído e esta etapa não é necessária.

No entanto, você precisará inseri-lo manualmente em sua loja se você tiver um tema personalizado ou não mudou seu tema em um tempo.

Esta etapa é necessária para que os clientes vejam o botão Enviar para o Messenger depois de concluir a compra e podem optar pelos recursos.

O código deve ser semelhante a este.

<div id="send-to-messenger" class="fb-send-to-messenger" data-ref=></div>
  1. Para descobrir onde colocar este código, comece por entrar no Editor de código no painel de administração da sua loja. Editor de código

  2. Uma vez no editor de código, navegue até Pagamentos -> Sucesso Pagamento com sucesso

  3. A seção para a qual você navegou contém o código da página de Sucesso, que os clientes vêem depois de terminarem a compra. Colar o código gerado neste arquivo permitirá que o botão Enviar para o Messenger apareça na página de sucesso.

O código pode ser colado em qualquer lugar da página. Dependendo de onde é colado, ele aparecerá em diferentes seções da página de sucesso.

Sucesso no pedido

Veja a localização sugerida para o código para cada tema


Optar pelo recurso

Depois que tudo for configurado, os clientes podem optar por participar desta função clicando no botão Enviar para o Messenger na página de sucesso no checkout.

Enviar para o Messenger

Isso irá ativar o aplicativo para enviar ao cliente a mensagem personalizada que foi configurada junto com um recibo para sua compra. Os clientes também serão inscritos para atualizações adicionais em seu pedido.

Respondendo às mensagens

Embora o aplicativo Facebook Messenger não crie respostas automatizadas às mensagens dos clientes, ele abre um canal de comunicação entre o cliente e a página do Facebook da loja. Os clientes podem fazer perguntas enquanto os comerciantes podem responder através da página da sua loja.


Mensagens de exemplo

Mensagem de pedido enviado

Pedido enviado

Posicionamento de código sugerido para cada tema

Ao copiar o código para o seu tema, para ajustá-lo corretamente e ficar bem com cada um dos temas, coloque-o nas seguintes áreas do seu código. Observe que, se você fez alterações no seu tema no passado, o resultado desse posicionamento de código pode variar. Além disso, é importante ter em mente que esta é a colocação padrão do botão Enviar para o Messenger em novos temas.

  • Astrid: Logo acima de {% if order.payment_information != blank %} , depois de {% endif %}. Esta é a linha 24 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Bootstrap: Logo acima de {% if order.payment_information != empty %}, depois de {% endif %}. Esta é a linha 21 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Bundle: Logo acima de {% if order.shipping_required %}, depois de {% t "An email with your order summary has been sent to" %}: {{order.email}}. Esta é a linha 30 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Collage: Logo acima de {% if order.payment_information != blank %}, depois de {% endif %}. Esta é a linha 20 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Core: Logo acima da tag de fechamento para a div "successInfo", depois de {% endif %}. Esta é a linha 26 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Cupcakes: Logo acima da tag de fechamento para "small-12 large-8 columns successContentLeft", após a tag de fechamento para a div "successContent". Esta é a linha 39 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Influence: Logo acima de {% if order.shipping_required %}, após a tag de fechamento para h3. Esta é a linha 12 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Kickstart: Logo acima de {% if order.shipping_required %}, após o bloco de comentários "end .success-content__block". Esta é a linha 118 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Megami: Logo acima de {% if order.payment_information != blank %} , depois de {% endif %}. Esta é a linha 27 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Modern: Logo acima de 'hr' e {% endif%}, após a tag de fechamento para o parágrafo de envio do pedido. Esta é a linha 44 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • New Simple: Logo acima da tag de fechamento para a div "small-12 medium-12 large-12 columns text-center succes-intro", após a tag de fechamento para o parágrafo de resumo de e-mail. Esta é a linha 12 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Novus: Logo acima da tag de fechamento para a div "row success-order-shipping", após a tag de fechamento para a divisão "small-12 columns". Esta é a linha 33 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Premium: Logo acima da tag de fechamento para a div "sucesso-página-título", antes da tag de fechamento para a div "sucesso da página". Esta é a linha 11 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Simple: Logo acima da tag de abertura para a div "col-12 mb-3 mt-3", após a etiqueta de fechamento para a div "col-12". Esta é a linha 52 se você não fez nenhuma alteração no tema.
  • Vintage: Logo acima de {% if order.payment_information != blank %} , depois de {% endif %}. Esta é a linha 15 se você não fez nenhuma alteração no tema.

O seguinte vídeo mostra um exemplo do botão Enviar para o Messenger: