Em Gestão existe uma famosa frase de W. Edwards Deming que diz que não se gere o que não se mede . Apesar de alguma controvérsia à volta desta máxima, a nossa equipe acredita que as métricas são muito importantes na gestão de negócios, principalmente de negócios online.

De forma a ajudá-lo a tirar o máximo partido das nossas estatísticas do Painel de Controlo, nós decidimos escrever este artigo para assim o ajudar a aumentar as vendas da sua loja.

No Jumpseller, as Estatísticas do Painel de Controle são a chave para medir e compreender o comportamento dos consumidores. Utilizando o exemplo anterior da loja online de roupa, imagine que está a repensar a estratégia de marketing da sua loja e, para descobrir qual a melhor forma de aumentar as suas vendas, pretende analisar qual tem sido a performance da loja no passado.

No separador do Painel de Controle, você vai encontrar um gráfico:

Jumpseller Dashboard Graph

Neste gráfico poderá encontrar dois tipos diferentes de medidas:

  • Subtotal: o valor total das vendas num específico dia (barras verticais a verde);
  • Visitas: número de visitantes que visitaram a loja num específico dia (linha azul) ;

Analisando este gráfico, você pode facilmente identificar as tendências das suas vendas e notar em que dia foi capaz de tornar mais visitantes em compradores e, consultando o histórico de encomendas, descobrir qual a razão por detrás desse resultado (por ex. promoção de um produto) que poderá ser replicada mais tarde. De forma a verificar como este comportamento do consumidor evoluiu durante um determinado período, poderá selecionar o período de tempo desde um único Dia, a uma Semana, um Mês ou um Ano. Numa segunda seção poderá encontrar outras métricas para avaliar a performance da sua loja e uma linha verde para cada métrica. De notar que a referida linha é uma linha temporal baseada no período temporal selecionado anteriormente (por ex. semana ou mês) e o valor dessa métrica a média dos valores desse período.

Jumpseller Dashboard Graph

  • Taxa de Conversão - razão de visitantes que depois de verem as páginas, categorias ou produtos da loja se convertem em clientes ao comprarem pelo menos um produto. Quanto mais elevada, melhor.
  • Taxa de Abandono do Carrinho - percentagem de clientes que saem da sua loja depois de adicionar um ou mais produtos ao seu carro de compras. Quantomais baixo, melhor.
  • Ordem Média - média do total das ordens de venda por dia.

Jumpseller Dashboard Graph

  • Páginas/Visita - número de páginas visitadas por um único utilizador num determinado período de tempo selecionado anteriormente. Quanto mais elevado, melhor.
  • Taxa de Balanço - percentagem de utilizadores que acedem à sua loja mas não interagem com ela. Saem alguns segundos depois de entrarem. Quanto mais baixo, melhor.
  • Tempo Médio no Site - o tempo médio que um único utilizador permanece na sua loja. Quanto mais elevado, melhor.

Usando estas estatísticas, você pode identificar possíveis meios de aumentar suas vendas. Voltando ao nosso exemplo, uma baixa Taxa de Balanço pode indicar que o posicionamento do seu produto não está realmente funcionando e você deve considerar uma melhor organização ou adicionar novas imagens da última coleção de camisetas. Assim como se você notar uma taxa baixa de Páginas/Visitas, deve considerar usar novos meios de alcançar novos clientes potenciais (ex. adicionando palavras-chaves diferentes no Google Ads).

Como foi possível verificar poderá retirar muitas percepções sobre o comportamento dos seus clientes utilizando as estatísticas do painel de controle.

Caso tenha alguma questão adicional sobre este tema ou sugestões para um outro tópico, não hesite em contatar-nos.