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Criar um E-mail Corporativo com G Suite

Etapas para configurar o seu e-mail

G Suite, anteriormente conhecido como Google Apps, ele permite que utilize o serviço Gmail com o seu próprio domínio nos seus e-mails. Pode aprender sobre os valores dos seus planos aqui

Se o que procura é um serviço gratuito com funcionalidades semelhantes, consulte o nosso artigo para Zoho Mail.

Este guia mostrará como configurar o seu e-mail G Suite personalizado com o seu domínio.


Conteúdos

  1. Criar registos MX
  2. Como adicionar um URL personalizado para um serviço do G Suite

O assistente de configuração do G Suite é muito fácil de seguir. Ao iniciar o processo, deve fornecer algumas informações sobre a sua empresa (nome, localização, número de funcionários, etc.).

Após preencher as informações básicas, ele vai perguntar se deseja comprar um domínio ou se pretende usar o seu próprio.

Em seguida, ele pergunta se deseja adicionar contas de e-mail (como na imagem abaixo), pode adicionar as que precisa agora ou fazer isso mais tarde.

GS-STEP-3


Criar Registos MX

A próxima etapa é editar o DNS do seu domínio.

Faça isso na sua loja Jumpseller. Para isso deve entrar no painel de controlo da sua loja na secção Configuração > Domínios, clicar no seu domínio personalizado e adicionar o DNS de que precisa nesta secção.

Na secção Configuração de DNS selecione o método “Nameservers” na lista suspensa.

nameservers

Na secção inferior denominada Configuração DNS Avançada deverá fazer as seguintes modificações:

  1. Na coluna Registo selecione MX na lista suspensa.

  2. Na coluna Dados, cole exatamente isto:

     1 ASPMX.L.GOOGLE.COM
     5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM
     5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM
     10 ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM
     10 ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM
        
    

Precisa adicionar uma sexta linha aos registos acima, com o registo MX personalizado que o G Suite oferece.

Vai encontrar na etapa 5 do ecrã de configuração do G Suite.

get-verification-code

Os seus registos devem ser finalmente assim:

```
1 ASPMX.L.GOOGLE.COM
5 ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM
5 ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM
10 ALT3.ASPMX.L.GOOGLE.COM
10 ALT4.ASPMX.L.GOOGLE.COM
15 Código do seu MX personalizado (note que deve adicionar o número 15 no início da linha, em seguida, espaço e, em seguida, o seu código)

```     3. Em **TTL** escreva `3600`:

A sua configuração deve ser assim:

GS-Step-8

  1. Em seguida, clique em Adicionar.

Agora volte ao assistente de configuração do Google e clique no botão “Ativar Gmail” no canto inferior direito na parte inferior da página.

Se os seus registos MX foram colocados corretamente, tudo funcionará corretamente.

Se um registo foi configurado incorretamente, verá um ecrã como este:

gsuite-mx-error

Corrija o registo indicado no painel Configuração DNS Avançada na sua loja e, no G Suite, clique em “Repetir ativação”.

Se a validação MX não estiver disponível, verifique o seu domínio usando qualquer um desses outros métodos.


Como adicionar um URL personalizado a um serviço do G Suite

Para facilitar aos utilizadores encontrarem os principais serviços do G Suite, pode criar um URL personalizado para cada serviço.

Se comprou o seu domínio de um parceiro do Google durante o processo de registo do G Suite, não precisa criar endereços personalizados para os seus serviços do Gmail, Agenda e Drive, Sites e Grupos para empresas. O Google já personalizou esses endereços para si!

Se não tem um domínio de um parceiro do Google, pode usar o seguinte Guia do Google para obter um URL personalizado para o seu Serviço G Suite

Se tiver alguma dúvida, por favor contacte-nos.