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Lojas do Facebook e F-commerce

Quais são os prós e contras?

A evolução do Facebook fez com que este passasse de uma rede social para um marketplace completo, na medida em que as pessoas começaram a usar o termo F-commerce (F, neste caso, quer dizer Facebook). Claro, enquanto isto o Facebook também conseguiu sabotar os dados de seus utilizadores, mas não vamos entrar neste assunto.

A ideia de venda instantânea é tão simples quanto isto? Neste artigo, vamos falar sobre o conceito de F-commerce e explicar o porquê de, por si só, uma loja do Facebook pode não ser o caminho certo para iniciar o seu negócio online.


f-commerce



Marketplace do Facebook

Temos o marketplace do Facebook, onde os utilizadores podem procurar produtos por categoria, preço e/ou localização que foram colocados à venda. Isto coloca os utilizadores em contacto direto com o vendedor. Uma coisa importante a observar é que o Facebook não facilita os detalhes de pagamento ou entrega e também não verificará os produtos que estão à venda. Ele apenas atua como intermediário entre si e o seu cliente.


Lojas do Facebook

Para ajudar os seus utilizdores a tirar proveito dos seus amigos e conexões, o Facebook apresentou o recurso de Loja do Facebook. Este vem integrado com muitos recursos, incluindo catálogo de produtos, personalizações de tema e campanha de vendas, entre outros.


Vamos ver os prós e contras.

Os prós

  • Menos cliques: Os clientes podem fazer compras sem sair da plataforma de media social. Menos cliques são um fator importante no aumento das vendas.

  • Interação direta: O Facebook permite que os consumidores contactem diretamente os vendedores. Desta forma, os consumidores podem esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter sobre o produto.

  • Customização: Dê personalidade à sua loja adicionando imagens e vídeos.

  • Tráfego: O Facebook tem muito tráfego orgânico nas suas plataformas que pode aproveitar para impulsionar as vendas.

  • Anúncios segmentados: Crie diferentes campanhas de anúncios no Facebook, cada uma direcionada a um público-alvo diferente; experimente. Remova ou melhore as que não funcionam bem.

Os contras

  • Pagamento e envio: Menos opções de pagamento/envio, muito provavelmente sem qualquer configuração disponível para opções externas, e nenhuma para contratos personalizados que ofereçam melhores ofertas para grandes vendedores/expedidores.

  • Menor tempo de atenção: A única coisa acima de tudo que determina o sucesso do F-commerce é o compromisso. Se não está a postar conteúdo regularmente, os utilizadores vão esquecer-se de si. É simples assim!

  • Interação direta: Às vezes, também considerado um benefício, pode ser argumentado que o contacto direto online com todos os seus consumidores pode causar muita pressão, uma vez que a carga de trabalho pode aumentar exponencialmente.

  • Segurança e propriedade: As contas podem ser hackeadas, banidas, suspensas ou mesmo removidas, o que é um risco para o seu negócio se confiar apenas nas vendas nas plataformas sociais. Além disso, os clientes tecnicamente "pertencem" às plataformas de media social, não ao seu negócio.

  • Integrações e personalização: Até agora, não há a possibilidade de personalização para a sua empresa além do tema, se eles precisarem de um campo extra de check-out, por exemplo. Além disso, não há integrações com outras plataformas úteis de comércio eletrônico, como o MailChimp para newsletters.

  • Falta de identidade visual: Sem identidade visual. Há uma oportunidade de criar uma experiência única para o cliente no seu próprio site. Uma ótima plataforma para contar a sua história de marca e fidelizar os clientes.

  • Suporte e automação: Não há suporte direto/confiável ao cliente para ajudá-lo (somente dados analíticos). Além disso, há menos flexibilidade para integrar software para automação na sua loja.

  • Experiência lenta em dispositivos móveis: Todos nós sabemos que a aplicação do Facebook é extremamente pesada e leva algum tempo para carregar corretamente. Se considerar que um número cada vez maior de utilizadores está a comprar itens online por meio de dispositivos móveis, esta é uma coisa que pode fazer com os seus consumidores mudem de ideia e deixem a sua loja.

  • Feed instável: Qualquer atualização futura que o Facebook fizer sobre o seu feed para os utilizadores afetará, sem dúvida, a visibilidade das publicações da sua página, dos seus produtos e limitará as suas hipóteses de interação com clientes novos e existentes. Além disso, só porque alguém clicou em "Gostar" na sua página não garante que eles verão as suas atualizações no seu feed de notícias.

  • Anúncios e custos: Há uma dificuldade para as pequenas empresas quando se trata de publicidade no Facebook. Tem de pagar por clique (CPC) mínimo de US$ 0,01 ou custo por impressões (CPM) mínimo de US$ 0,02. No entanto, o Facebook recomenda lances mais altos do que quando está criando o anúncio. Isto ocorre porque, se outros anunciantes fizerem mais lances, é mais provável que os anúncios deles sejam exibidos.


Usando o Facebook com a Jumpseller

Considerando todos os contras apontados acima, é melhor começar o seu negócio online com uma plataforma de e-commerce com integração total com o Facebook. Desta forma, pode desfrutar de todos os benefícios do F-commerce e evitar também os contras. A tecnologia de arrastar e soltar nas plataformas de e-commerce significa que pode começar e construir o seu próprio site com pouco ou nenhum conhecimento de programação.

Depois de criar uma Loja online com a Jumpseller, pode usar a Aplicação do Facebook para criar uma Página comercial de alta qualidade no Facebook e importar o seu catálogo de produtos da sua loja Jumpseller. Os visitantes na sua página do Facebook podem adicionar produtos diretamente ao carrinho no seu próprio site e ser redirecionados para a página de checkout, tornando o processo de compra para o seu público do Facebook muito simples. Esta abordagem permite que aproveite o melhor dos dois mundos, ou seja, F-commerce e E-commerce.