Aparecer em primeiro lugar nas buscas do Google é o sonho de qualquer loja online. Estar na primeira página (sem pagar Adwords) representa uma enorme oportunidade para receber visitantes em sua loja que tenham uma intenção de compra. A grande questão é: Como você consegue otimizar sua loja online sem gastar muito dinheiro no processo?

Alcançar esse objetivo está cada vez mais difícil. As palavras-chave que os nossos potenciais clientes usam para pesquisar onde comprar estão sendo atacadas por várias lojas ao mesmo tempo. O mercado de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para sites de busca) é uma batalha cada vez mais feroz. O Google se esforça para fornecer os resultados mais relevantes em suas buscas, por isso grandes marcas como Amazon, Dafiti e outras são cada vez mais difíceis de bater. Mas ainda há esperança para pequenas lojas que querem um lugar entre os gigantes da indústria.

Quando você tem uma loja online, querendo ou não, você deve fazer SEO, se você quiser sobreviver no mundo competitivo de e-commerce. Todo mundo quer ser o primeiro no Google ou Bing organicamente (sem remuneração), porque isso ajuda a aumentar as visitas para a sua loja e, portanto, as vendas. Mas o grande problema é que muitos donos de lojas acham quase impossível contratar um profissional para ajudá-los nessas questões por causa de seu alto valor e também porque tais profissionais não são fáceis de encontrar. Por estas razões damos-lhe algumas dicas que irão ajudá-lo a aumentar seus rankings nos sites de busca de forma orgânica, sem contratar ninguém. Mãos à obra.

Google em um Tablet

  1. O nome do domínio de sua loja online.

    O nome de domínio é o fator mais importante para o Google para posicionar a sua loja online nas buscas. Para funcionar bem, você deve incluir a palavra mais importante para você no domínio, por exemplo, se a sua loja online vende lenços de uma "marca X", o domínio ideal deve ser "www.lencosmarcax.com". Assim, as pessoas procurando da lenços marca X no Google vão encontrar sua loja nos primeiros lugares, simplesmente por ter o nome do produto/serviço incluído na URL da sua loja.

  2. Coloque o título da loja, que aparecem nos sites de busca.

    O título de sua loja deve ser devidamente colocado em sua loja on-line para que o Google a encontre e integre nos resultados da pesquisa. Dependendo da tecnologia com a qual você trabalha no seu e-commerce, esta informação é adicionada de forma diferente, mas se você usar JumpSeller, adicionar o título é muito fácil. Simplesmente vá para Configurações > Geral> Nome da loja e adicione o nome. Com isso, o Google vai saber que sua loja tem um nome específico e vai adicioná-la na primeira linha dos resultados da pesquisa.

  3. Adicione uma descrição de sua loja que descreve brevemente o que você oferece.

    Colocar uma descrição curta também é essencial para que o Google inclua sua loja nos resultados, para que a pessoa que lê sobre a sua loja em seu resultado de pesquisa saiba o que você vende e que tenha a intenção de visitar a sua loja online. Recomenda-se que na primeira linha, apareçam palavras-chave importantes, de modo que o posicionamento seja reforçado. Tal como acontece com o nome da loja, onde e como adicionar esta informação depende da plataforma que você usa, mas com JumpSeller você deve ir para Configurações > Geral > Descrição da loja e pronto, sua loja tem a informação básica para que o Google saiba quem você é e o que você faz.

  4. Remova links quebrados.

    Executar esta ação é muito importante para um bom SEO. Links que não funcionam bem, como aqueles que vão para páginas que não estão mais disponíveis, devem ser eliminados rapidamente, porque esses links mortos impactam negativamente nos resultados de suas buscas. Para saber se você tem links quebrados, você pode usar a ferramenta Google Webmaster e remover esses links. Outra ferramenta útil para saber se você tiver links que não estão funcionando é Optimizr que permite agendar revisões periódicas de sua loja on-line e verificar automaticamente se você tem links que não estão funcionando.

  5. Crie URLs amigáveis para os buscadores.

    Quando alguém clica em um produto, o navegador de Internet exibe a URL da sua loja e mais o permalink de seu produto específico, ou seja, o texto que identifica o seu produto em particular dentro da URL completa. Por exemplo, se o seu lenço mais vendido é o "Lenço rosa estilo escocês", uma URL ruim para o seu produto seria "http://www.lencosmarcax.co,/sku-2345" porque não explica o que é o seu produto, mas só mostra o seu código e não que tipo de produto é. Uma URL amigável aos motores de busca seria "http://www.lencosmarcax.co/lenco-rosa-estilo-escoces" porque mostra em claramente o que é o seu produto. Separando as palavras com "-", o Google saberá que são palavras diferentes. Se você estiver usando JumpSeller, personalizar seus permalinks é simples, na página de produto você tem a opção "Permalink" sob o nome, basta pressionar o botão Editar e pronto.

  6. Use a URL de forma canônica.

    É muito importante configurá-las desta maneira, ou senão os sites de busca podem penalizá-lo, porque para eles http://www.lencosmarcax.com e lencosmarcax.co são duas lojas online diferentes, por isso, se você não os avisa que se tratam da mesma loja, ele irá considerar que o conteúdo está duplicado, fazendo você cair drasticamente nos resultados da pesquisa. JumpSeller faz isso para você automaticamente, não se preocupe.

  7. Crie nomes e descrições únicas para seus produtos.

    Muitas lojas online cometem o erro de copiar os nomes e as descrições dos produtos dadas por seus fornecedores. Isso faz com que a mesma informação produto esteja repetida em muitas lojas online (acredite, muitos fazem isso), e novamente, o Google achará que é conteúdo duplicado. Crie seus próprios nomes e descrições. Para descrições, escreva entre 75-120 palavras; mais que isso e as pessoas não vão lê-las. Outro ponto importante é que os nomes dos produtos devem ser devidamente formatados, ou seja, ter uma tag H1. Esta tag dá o nome de um "ranking" em sua loja online, dizendo Google que aquela é a palavra mais importante na página do produto. Fazê-lo com sucesso vai depender da tecnologia utilizada em sua loja, mas JumpSeller faz isso automaticamente para você.

Estas são algumas das dicas que podemos dar para facilmente aparecer no topo do Google e outros sites de busca em sua categoria de produto. Numa segunda parte dos artigos discutiremos muitas outras maneiras de ser amado pelo Google sem gastar um centavo a mais.