Aprender

Um Guia para iniciantes ao Google Ads

Crescer o seu negócio com a Google

Para muitos negócios online, um dos aspectos mais difíceis de vender online é publicitar os seus produtos às pessoas certas, ganhar à competição e fechar aquela venda. A maneira mais comum tanto para as empresas novas como as velhas é utilizar o Google Ads. Sendo a Google o website mais utilizado no mundo, se não estiver a utilizar correctamente o Ecossistema Google provavelmente não irá durar muito tempo.

Vamos dar uma vista de olhos aos pontos chave para integrar o melhor possível o Google Ads com o seu negócio.

Google ads


Google Network 101

A Rede Google é dividida em dois grupos: Rede de Pesquisa e Rede de Display. Estes são os locais onde os seus anúncios da Google podem aparecer, incluindo: Sites Google, sites parceiros, e outras localizações como aplicações do telemóvel.

Na rede de Pesquisa. Os seus anúncios podem aparecer nos seguintes locais:

  • Google Search, Google Shopping, Google Maps, e Google Play.

  • Sites de pesquisa que têm uma parceria com a Google.

Na rede de Dysplay. Os seus anúncios podem aparecer nos seguintes locais:

  • Websites Google como YouTube, Blogger, e Gmail.

  • Websites parceiros.

Ad extensions

Pesquisas mostram que o Ad Extensions aumentam entre 10-15% na taxa de cliques por cada tipo de extensão que têm implementado. As extensões expandem o seu anúncio com informação adicional, dando mais informações para as pessoas escolherem o seu negócio. Os formatos das extensões incluem, botão para chamada de atenção, informação de localização, links adicionais, texto adicional, e muito mais.


Tipos de campanha do Google Ads

Publicitar com o Google Ads começa por criar uma campanha. O tipo de campanha que escolhe para criar deverá ser baseado nos objectivos da sua publicidade. O tipo de campanha determina em que locais os seus clientes vão ver os seus anúncios, terá a opção de especificar melhor os sítios onde a publicidade aparecerá com algumas opções adicionais.

Objectivos da Campanha

Após ter selecionado o tipo de campanha, pode selecionar os objectivos para a sua campanha baseando-se no tipo de ações que quer que os clientes tenham, como comprar um produto ou contactar a sua loja.


Segmentação

Um dos aspectos da segmentação foca-se no “QUEM” é o seu público alvo. Identificar o público alvo ajuda-o identificar a organizar e expandir o seu público online. Pode focar-se naqueles que têm mais intenções de comprar os seus produtos e personalizar os seus anúncios com mensagens relevantes. Tudo graças ao Machine Learning.

Exemplo: Para clientes que abandonaram o carrinho de compras sem fechar a venda, a google mostra um anúncio com “20% de desconto na próxima encomenda”. Chamamos a isto de Remarketing.

Demografia alvo ajuda-o a chegar a um conjunto de potenciais clientes que têm mais probabilidade de estar num intervalo de idade, género, estatuto paternal, ou rendimento familiar.

Outro aspecto da segmentação foca-se no “ONDE” a sua audiência está. “ONDE” pode referir-se a onde os seus clientes estão fisicamente(ex: localização de onde o dispositivo está) ou onde eles estão online(ex:Segmentação da Contextualização ou Tópico).

Exemplo: Suponha que criou um grupo de anúncios para publicitar a sua mais recente lista de carros do seu stand e incluiu palavras chave como “carros económicos” e “carros eléctricos de 2018”. Nós utilizamos segmentação contextual para identificar sites onde os seus anúncios possam ser mais relevantes.

A parte final da segmentação foca-se no “O QUE” é o interesse da sua audiência. Com o Google Ads, pode especificar palavras-chave baseadas no que as pessoas estão a pesquisar.

Exemplo: Suponha-mos que tem uma loja de flores. Pode criar palavras chave como “flores para a mãe”. Quando as pessoas pesquisam “flores para mãe” o seu anúncio poderá parecer com essa pesquisa.


Palavras-Chave

Os seus clientes já estão a navegar na internet. O truque é fazer com que eles o encontrem. E é aí onde as palavras-chave entram. Palavras chave são palavras ou frases que ajudam a determinar onde e quando é que um anúncio pode aparecer. Construir uma lista sólida de palavras-chave ajuda-o a chegar às pessoas que são mais prováveis de se tornarem seus clientes.

Escolher as palavras-chave corretas para a sua campanha pode ajudar a que os seus anúncios apareçam às pessoas correctas. As suas palavra chave deram incluir termos que os seus potenciais clientes possam utilizar de forma a encontrar os seus produtos. Seguem algumas dicas para construir uma boa lista de palavras-chave:

  • O seu website: Esteja sempre ciente das suas ofertas. Encontre as lacunas entre o conteúdo do seu site e a sua lista de palavras-chave.

  • Os seus produtos: Tenha a certeza que está a utilizar palavras-chave que realmente identificam o seu website.Quando a sua audiência está a finalizar o ciclo da compra ela estará a procurar um serviço ou produto específico. Se for um vendedor, coisas como os nomes dos produtos ou os nomes dos modelos podem servir de palavras -chave ótimas.

  • A sua marca: Lembre-se do valor dos produtos da sua marca. Se vender múltiplos produtos, adicione palavras-chave que são combinações do nome da sua marca e do nome de produtos que costumam ser pesquisados com muita frequência.

Palavras chave negativas previnem o seu anúncio de aparecer em pesquisas em que são utilizadas palavras-chaves não relevantes. Adicionar palavras-chave pode ajudar a reduzir custos e fazer com que o seu anúncio apenas apareça com os termos que quer.

Tipos de Correspondencias

Pode utilizar os tipos de correspondências, para controlar o tipo de variações de palavras-chave que causam os seus anúncios a serem exibidos a certos tipos de clientes.

  1. Correspondência ampla mostra os seus anúncios baseados nas palavras-chave e as suas variações aproximadas como sinónimos e palavras com erros.
    • Exemplo: Uma pesquisa por “ténis” poderá mostrar o seu anúncio
    • Benefício: Mostra a maior amplitude de anúncios com o mínimo de definições
    • Como configurar: Não fazer nada, esta é a opção por defeito.
  2. Correspondencia ampla modificada, mostra os seus anuncios baseados nas correspondencias amplas excluindo os sinónimos.
    • Exemplo: Uma pesquisa por “comprar ténis” pode mostrar o seu anúncio
    • Benefício: Mais focado, pode aumentar os cliques e as conversões em vendas.
    • Como configurar: Adicione o sinal mais (+) antes dos seus termos
  3. Correspondência de frases, mostra os seus anúncios baseado em frases exatas e variações próximas delas.
    • Exemplo: Uma pesquisa por “críticas de ténis” pode mostrar o seu anúncio
    • Benefício: Mais focado
    • Como configurar: adicionar aspas (“ “) nas frases
  4. Correspondência exacta,mostra os seus anúncios baseados em palavras-chave exatas e variações próximas delas
    • Exemplo: Uma pesquisa com “ténis” poderá mostrar os seus anúncios
    • Benefício: Limita os seus anúncios maioritariamente ao seu público alvo
    • Como configurar: Adicionar parentisis rectos([ ])
  5. A correspondência negativa mostra seus anúncios com base em pesquisas e visitas ao site que excluem palavras-chave.
    • Exemplo: Uma pesquisa por “ténis para homens” não mostraria o seu anúncio
    • Benefício: Previne o anúncio de ser mostrado em pesquisas irrelevantes ao seu negócio
    • Como configurar: Adicionar o sinal menos ( - ) antes dos termos que ache irrelevantes para o seu negocio

Os seus anúncios competem com outros anúncios, há uma oportunidade para ser visto como uma boa perspectiva e o vencedor não é a pessoa que paga mais. Os leilões dos anúncios Google funcionam para ajudar os anúncios mais úteis a conseguirem os espaços mais vistosos num website.

Estes são varios factores! A sua licitação, o impacto do formato do anúncio que criou, a expectativa de cliques no anúncio, a relevância do seu anúncio, a página onde para onde o visitante é redirecionado quando clica no anúncio são todas coisas que influenciam.

Com o limite do Ad Rank atingido e a classificação cuidadosamente determinada, o sistema garante a exibição de anúncios que são realmente relevantes, um benefício tanto para utilizadores que procuram informação e para os anunciantes(o seu caso) que querem apresentar anúncios que garantem cliques. Isto sim, é um bom valor para todos!

Então, como podemos garantir que os anúncios são de alta qualidade? Uma estimativa é o valor de qualidade. O valor de qualidade é um valor entre 1 a 10 que é reportado por cada palavra-chave na sua conta calculado por uma estimativa entre a qualidade dos seus anúncios e associada às landing pages.


Os Meus objectivos de campanha

Sim! Dependendo dos objectivos da sua campanha, poderá importar-se mais com cliques, impressões ou conversões em vendas. Com o google ads, pode escolher em que tipo de estratégias quer apostar.

  • O valor de uma venda ou conversão Sim! Dependendo de quanto uma venda vale pode apostar mais ou menos. Pode não queres gastar 100$ por clique para vender um produto de 2$, mas 100$ pode fazer sentido se as suas vendas valerem milhares.

  • O seu orçamento Terá definitivamente de considerar o seu orçamento quando fizer uma licitação.


Duas maneiras para gerir as licitações

Há duas maneiras para gerir as suas licitações no Google Ads: licitações manuais, e licitações automáticas. Manuais é onde você tem o controlo total das licitações. Automáticas é onde você deixa o Google Ads tratar dos trabalhos mais chatos por si.

Licitações Manuais

Se acha que não se identifica com as licitações automáticas, as licitações manuais são sempre uma opção. Poderá considerar as licitações manuais se:

  • Não tem conversões suficientes para atingir as recomendações de uma licitação automática

  • Necessita de 100 por cento de controlo sobre de quanto paga por visualizações cliques ou conversões.

Licitações Automaticas

É mais provável obter melhores resultados se a sua campanha já tiver pelo menos 15 conversões e 15 cliques por mês antes de começar as licitações automáticas. Não é um requisito, mas este tipo de dados ajuda o algoritmos a trabalhar melhor para si.

Custo por clique(CPC) melhorado é uma estratégia, que ajusta as suas licitações para obter o maior número de conversões possíveis dentro do orçamento que determinou. Você define a palavra chave e deixa o Google Ads fazer a magia para melhorar a performance da sua campanha.

Maximize as suas conversões, ao licitar automaticamente é definida o tempo da licitação para obter o maior número de conversões possíveis dentro do budget da sua campanha.


Orçamento Diário

Sem um orçamento diário não pode ter anúncios. O seu orçamento diário é o que você quer gastar por média a cada dia em que está a decorrer a sua campanha. Escolha um orçamento diário baseado nos objectivos da sua campanha e na quantidade que se sente confortável para gastar. Quando o seu limite é atingido os seus anúncio deixam de aparecer nesse dia..


Pense como um utilizador

Há muitas coisas que podem influenciar o que um utilizador procura e como o procuram, incluindo, onde estão, o que estão a fazer, que dispositivo estão a utilizar e mesmo as horas. Quando estiver a planear a sua campanha da Google Ads, deverá ter estas variações em consideração, para conseguir chegar aos utilizadores onde e quando é mais provável que estejam interessados no seu produto. O ajustamento das licitações pode ajudá-lo a fazer isto. Pode também ajustar licitações para os dispositivos que os seus utilizadores estão a utilizar, significando que pode licitar mais ou menos para desktop, tablet e mobile

Google ads mistakes